O Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania realiza a conferência “Democracia Participativa – o poder dos cidadãos” no dia 30 de novembro, pelas 21h00, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
No seguimento da vitória nas eleições autárquicas nas Caldas da Rainha de um movimento independente e da tendência para o aumento de grupos independentes, congregando cidadãos que não se reveem nos partidos políticos tradicionais, é recordado o projeto “Ideias para as Caldas”, apresentado em 2016 pelo Conselho da Cidade, que consistiu na recolha de propostas e sugestões que os caldenses gostariam de ver implementadas para as Caldas da Rainha.
Nessa apresentação foram identificadas algumas das iniciativas que a autarquia já tinha em projeto, as que poderiam ser desenvolvidas de um modo mais imediato ou a mais longo prazo e as que não eram da esfera de competência da autarquia.
Segundo o Conselho da Cidade, “passados cinco anos (2016-2021), algumas das ideias foram concretizadas. Umas pela autarquia, outras, através de propostas de projetos no âmbito do orçamento participativo”.
“A maioria, infelizmente, ficou ‘na gaveta’. Destas, muitas continuam atuais: um novo Hospital para o Oeste, a redução de pragas (pombos e gaivotas), um balneário público, um Posto de Turismo condigno para a Foz do Arelho, incentivos à fixação de jovens nas freguesias e outras”, descreve o Conselho da Cidade.
Perante novos responsáveis autárquicos, o Conselho da Cidade organizou uma segunda fase de auscultação aos caldenses, retomando o projeto, agora denominado “Ideias para as Caldas – 2021”. Os resultados serão apresentados e comentados nesta conferência, seguida de debate.
Participam António José Seguro, investigador integrado da Observare e docente universitário, e António Cândido de Oliveira, professor catedrático jubilado e especialista em política local. Foram igualmente convidados os diferentes atores políticos do concelho – presidente e vereadores, deputados municipais e presidentes das juntas de freguesia, estando a iniciativa igualmente aberta à participação de todos os interessados.
0 Comentários