Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Conselho da Cidade apresenta “Ideias para as Caldas”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania realiza a conferência "Democracia Participativa - o poder dos cidadãos" no dia 30 de novembro, pelas 21h00, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

O Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania realiza a conferência “Democracia Participativa – o poder dos cidadãos” no dia 30 de novembro, pelas 21h00, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

No seguimento da vitória nas eleições autárquicas nas Caldas da Rainha de um movimento independente e da tendência para o aumento de grupos independentes, congregando cidadãos que não se reveem nos partidos políticos tradicionais, é recordado o projeto “Ideias para as Caldas”, apresentado em 2016 pelo Conselho da Cidade, que consistiu na recolha de propostas e sugestões que os caldenses gostariam de ver implementadas para as Caldas da Rainha.

Nessa apresentação foram identificadas algumas das iniciativas que a autarquia já tinha em projeto, as que poderiam ser desenvolvidas de um modo mais imediato ou a mais longo prazo e as que não eram da esfera de competência da autarquia.

Segundo o Conselho da Cidade, “passados cinco anos (2016-2021), algumas das ideias foram concretizadas. Umas pela autarquia, outras, através de propostas de projetos no âmbito do orçamento participativo”.

“A maioria, infelizmente, ficou ‘na gaveta’. Destas, muitas continuam atuais: um novo Hospital para o Oeste, a redução de pragas (pombos e gaivotas), um balneário público, um Posto de Turismo condigno para a Foz do Arelho, incentivos à fixação de jovens nas freguesias e outras”, descreve o Conselho da Cidade.

Perante novos responsáveis autárquicos, o Conselho da Cidade organizou uma segunda fase de auscultação aos caldenses, retomando o projeto, agora denominado “Ideias para as Caldas – 2021”. Os resultados serão apresentados e comentados nesta conferência, seguida de debate.

Participam António José Seguro, investigador integrado da Observare e docente universitário, e António Cândido de Oliveira, professor catedrático jubilado e especialista em política local. Foram igualmente convidados os diferentes atores políticos do concelho – presidente e vereadores, deputados municipais e presidentes das juntas de freguesia, estando a iniciativa igualmente aberta à participação de todos os interessados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Nazaré cancela eventos do carnaval

Após o anúncio das novas medidas de controlo e mitigação da pandemia Covid-19 e da declaração do Estado de Calamidade, que irá vigorar até 20 de março, a organização do carnaval da Nazaré anunciou o cancelamento de todos os eventos festivos desta iniciativa.

carnaval

ETEO estimula debate sobre violência no namoro

A Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO), nas Caldas da Rainha, assinalou a 25 de novembro o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres com um alerta contra o crime de violência doméstica e do namoro, deixando a mensagem que “quem ama não agride”. 

violencia 1