Q

Previsão do tempo

21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 22° C
21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 22° C
21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 23° C
1ª Volta a Portugal em Bicicleta feminina

Caldas da Rainha recebeu partida da derradeira etapa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A partida para a última etapa da 1ª Volta a Portugal em Bicicleta feminina foi antecedida pelo corte de fita feito pelo presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, na presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira.

1ª Volta a Portugal em Bicicleta feminina

A partida para a última etapa da 1ª Volta a Portugal em Bicicleta feminina foi antecedida pelo corte de fita feito pelo presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, na presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira.

“Caldas da Rainha beneficiou da partida da última etapa da I Volta a Portugal em Bicicleta em masculinos em 1927 e 94 anos depois beneficia da partida da última etapa da I Volta a Portugal Feminina”, indicou o autarca caldense, destacando ainda o aliciante da meta volante instalada em A-dos-Francos, a “terra natal de João Almeida, a grande revelação do atual ciclismo português, portador da camisola rosa no Giro de Itália no ano de 2020 durante 15 etapas consecutivas e recente vencedor da Volta à Polónia”.

bicicleta1

“Durante décadas, o ciclismo feminino de competição foi uma raridade em Portugal e só aconteceu desde o início do século XX, quando Oceana Zarco, a Setubalense, competiu na década de 1920, desempenhando um papel pioneiro e sem paralelo durante a ditadura que terminou em 1974, sendo por isso muito justamente reconhecida como a primeira figura do ciclismo feminino em Portugal. Quero também realçar as tradições caldenses no ciclismo português patentes no museu da modalidade na nossa cidade e destacar com satisfação que em agosto de 1950 Caldas da Rainha organizou uma prova feminina denominada “Volta aos Plátanos”, ganha pela ciclista caldense Carminda Costa, que se destacou entre as concorrentes”, lembrou Tinta Ferreira.

Segundo Delmino Pereira, a FPC “tem desenvolvido um trabalho de afirmação do ciclismo e o crescimento do ciclismo feminino é reflexo desta abordagem global à modalidade, tendo resultado numa participação paritária nos Jogos Olímpicos, disputados nas últimas semanas”.

“Maria Martins e Raquel Queirós foram as representantes femininas em Tóquio, nas vertentes de pista e de BTT, respetivamente, assumindo-se como ídolos e referências de toda uma nova geração de praticantes. É neste contexto e numa altura em que a sociedade despertou para a igualdade de género, também no desporto de competição, que surge a primeira edição da Volta a Portugal Feminina. É um tributo a todas as mulheres que fizeram a história do ciclismo em Portugal, a começar por Oceana Zarco, mas é, sobretudo, uma janela de oportunidade aberta para o futuro”, referiu o responsável federativo.

bicicleta2

Para o presidente da FPC, a Volta a Portugal Feminina é “uma motivação para as mais jovens ciclistas prosseguirem as suas pedaladas de desenvolvimento desportivo, tendo como horizonte uma carreira entre a elite”, sendo também “uma forma de atrair novas praticantes de competição, dado o enorme poder de atração e simpatia popular gerado pela marca Volta a Portugal”.

Nesta última etapa entre Caldas da Rainha e Lisboa alinharam 67 ciclistas e seis não concluíram. Seis atletas tiveram assistência médica.

A média da vencedora da etapa, Lucy Lee (Team LDN – Brother UK), foi de 32,3 km/h.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Torneio de voleibol em Óbidos

Óbidos foi uma vez mais palco de um torneio de voleibol, no passado dia 4, no Pavilhão Municipal, num evento levado a cabo pela secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos, que já organizou dez torneios de voleibol desde o início deste projeto a 1 de setembro de 2022.

feminino

Veteranos obidenses perdem com Amigos do Vólei de Leiria

A equipa de voleibol do escalão de veteranos masculinos da Associação Desportiva de Óbidos recebeu a equipa dos Amigos do Vólei de Leiria, no Pavilhão Municipal de Óbidos, respeitante à 10ª jornada do campeonato de voleibol de veteranos masculinos, tendo perdido por 1-3 (parciais de 17-25, 22-25, 25-21 e 25-27).

veteranos

Escolas celebraram 25 de abril

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, realizou uma atividade nas Caldas da Rainha, junto ao monumento evocativo do 16 março e na Escola de Sargentos do Exército.

escolas1