Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Guga Morgado bem sucedido com exposição no Museu Malhoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Guga Morgado está a ter um grande sucesso com a sua primeira exposição de pinturas, que está patente no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, até ao dia 12 de setembro e que deverá ser prolongada pelo menos até ao final do mês.   
Puberty” é como se intitula a mostra de estreia de Guga Morgado

Guga Morgado está a ter um grande sucesso com a sua primeira exposição de pinturas, que está patente no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, até ao dia 12 de setembro e que deverá ser prolongada pelo menos até ao final do mês.   

“Puberty” é como se intitula a mostra de estreia de Guga Morgado, que integra várias pinturas (tinta acrílica sobre tela) que refletem filmes e personagens da Disney, com “temas e mensagens que retratam a realidade em que vivemos”.

“É uma espécie de uma metáfora que não me representa só a mim, mas à população em geral, porque tem um lado que nós podemos ver à primeira vista mais ingénuo, mas quando olhamos de perto todos têm uma história por detrás, que não é sempre o final feliz que podemos ver nos filmes da Disney, que transmitem esse conforto e essa inocência”, explicou ao JORNAL DAS CALDAS o jovem artista.

Nas suas obras encontram-se referências a Branca de Neve e os Sete Anões, Star Wars, o Rei Leão, Tarzan, assim como frases de músicas de canções de heavy metal dos AC/DC e também de temas de Frank Sinatra.

Na pintura com a Branca de Neve intitulada “What´s Your Poison”, Guga reflete sobre os vícios que nos rodeiam, como “as drogas, o álcool, o tabaco e as redes sociais e também o amor destroçado ou não correspondido”. Um dos seus quadros preferidos é o do Rei Leão, que está relacionado com a cultura afro-americana e escravatura e celebra as personalidades importantes da história afro-americana.

Cada quadro tem um vídeo associado que pode ser visto utilizando o QR Code. “Os vídeos mostram parcialmente a inspiração que eu tive para fazer cada um, tanto de filmes, músicas ou livros”, referiu.

Guga, que frequenta o 2º ano do curso de Marketing e Publicidade na Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, em Lisboa, começou o projeto em janeiro deste ano e terminou em maio.

A pintura começou a fazer parte da sua vida há cerca de dois anos, mas a paixão pela arte nasceu em criança. O artista disse que não estava à espera de fazer uma exposição tão cedo e foi uma surpresa muito agradável. Destacou “as boas reações” e é algo que o deixa “muito satisfeito” porque pretende “continuar a criar arte”. Já está a trabalhar no seu próximo projeto, que reflete frases de que gosta sobre a vida.

Foi Carlos Coutinho, diretor do Museu José Malhoa, quem convidou Guga para expor as suas pinturas no âmbito do Dia Internacional da Juventude, assinalado a 12 de agosto. “Foi uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Centro, para aproximar os jovens aos espaços culturais, portanto, fazia todo o sentido apresentar trabalhos de jovens no anonimato, mas com talento, e através de amigos e dentro das redes sociais encontrámos o Guga”, relatou.

Carlos Coutinho indicou que a exposição está a ter um impacto muito grande perante o público. “Os visitantes têm gostado imenso e têm pedido para comprar as obras do Guga, que já pensa em fazer outras mostras”.

“É um jovem com muito “talento e criatividade”, afirmou o diretor, acrescentando que “criou o grupo de telas durante a pandemia e aí mostra a força e capacidade criativa e as mensagens implícitas nas obras estão ligadas à história da arte e em simultâneo à história do homem”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3