Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Guga Morgado bem sucedido com exposição no Museu Malhoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Guga Morgado está a ter um grande sucesso com a sua primeira exposição de pinturas, que está patente no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, até ao dia 12 de setembro e que deverá ser prolongada pelo menos até ao final do mês.   
Puberty” é como se intitula a mostra de estreia de Guga Morgado

Guga Morgado está a ter um grande sucesso com a sua primeira exposição de pinturas, que está patente no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, até ao dia 12 de setembro e que deverá ser prolongada pelo menos até ao final do mês.   

“Puberty” é como se intitula a mostra de estreia de Guga Morgado, que integra várias pinturas (tinta acrílica sobre tela) que refletem filmes e personagens da Disney, com “temas e mensagens que retratam a realidade em que vivemos”.

“É uma espécie de uma metáfora que não me representa só a mim, mas à população em geral, porque tem um lado que nós podemos ver à primeira vista mais ingénuo, mas quando olhamos de perto todos têm uma história por detrás, que não é sempre o final feliz que podemos ver nos filmes da Disney, que transmitem esse conforto e essa inocência”, explicou ao JORNAL DAS CALDAS o jovem artista.

Nas suas obras encontram-se referências a Branca de Neve e os Sete Anões, Star Wars, o Rei Leão, Tarzan, assim como frases de músicas de canções de heavy metal dos AC/DC e também de temas de Frank Sinatra.

Na pintura com a Branca de Neve intitulada “What´s Your Poison”, Guga reflete sobre os vícios que nos rodeiam, como “as drogas, o álcool, o tabaco e as redes sociais e também o amor destroçado ou não correspondido”. Um dos seus quadros preferidos é o do Rei Leão, que está relacionado com a cultura afro-americana e escravatura e celebra as personalidades importantes da história afro-americana.

Cada quadro tem um vídeo associado que pode ser visto utilizando o QR Code. “Os vídeos mostram parcialmente a inspiração que eu tive para fazer cada um, tanto de filmes, músicas ou livros”, referiu.

Guga, que frequenta o 2º ano do curso de Marketing e Publicidade na Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, em Lisboa, começou o projeto em janeiro deste ano e terminou em maio.

A pintura começou a fazer parte da sua vida há cerca de dois anos, mas a paixão pela arte nasceu em criança. O artista disse que não estava à espera de fazer uma exposição tão cedo e foi uma surpresa muito agradável. Destacou “as boas reações” e é algo que o deixa “muito satisfeito” porque pretende “continuar a criar arte”. Já está a trabalhar no seu próximo projeto, que reflete frases de que gosta sobre a vida.

Foi Carlos Coutinho, diretor do Museu José Malhoa, quem convidou Guga para expor as suas pinturas no âmbito do Dia Internacional da Juventude, assinalado a 12 de agosto. “Foi uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Centro, para aproximar os jovens aos espaços culturais, portanto, fazia todo o sentido apresentar trabalhos de jovens no anonimato, mas com talento, e através de amigos e dentro das redes sociais encontrámos o Guga”, relatou.

Carlos Coutinho indicou que a exposição está a ter um impacto muito grande perante o público. “Os visitantes têm gostado imenso e têm pedido para comprar as obras do Guga, que já pensa em fazer outras mostras”.

“É um jovem com muito “talento e criatividade”, afirmou o diretor, acrescentando que “criou o grupo de telas durante a pandemia e aí mostra a força e capacidade criativa e as mensagens implícitas nas obras estão ligadas à história da arte e em simultâneo à história do homem”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira