Este concurso, que decorreu durante o mês de abril, foi um desafio lançado aos jovens entre os 12 e os 25 anos, para que tirassem uma fotografia das suas janelas, no período em que se encontraram confinados em casa, e as partilhassem nas redes sociais do Centro da Juventude.
De acordo com o diretor do Centro da Juventude, Rogério Rebelo, “este concurso serviu para prestar uma singela homenagem e assinalar de uma certa forma a importância que o Edgar Libório tem para nós, sendo uma figura muito querida do Centro da Juventude e da cidade”.
Nesse sentido, a iniciativa foi dividida em duas categorias, dos 12 aos 17 anos e dos 18 aos 25 anos, tendo concorrido no total 159 jovens.
A votação, que decorreu através das redes sociais e pelo júri, de que fez parte Emanuel Libório (irmão de Edgar Libório), Valter Vinagre (fotógrafo) e Isabel Aboim Inglez (docente de Som e Imagem da ESAD.CR-Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha – e realizadora), atribuiu o 1º prémio no escalão dos 12 aos 17 anos a Érica Morgado, o 2º a Afonso Marques e o 3º a Manuel Lopes, todos alunos do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.
No escalão dos 18 aos 25 anos foi entregue o 1º prémio a Rodolfo Faustino, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, o 2º prémio a Afonso de Sousa, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, e o 3º à aluna da ESAD.CR, Mariana Oliveira.
Para os vencedores dos três primeiros lugares de cada categoria foram entregues vouchers da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) no valor de 100 euros para o 1º lugar, 50 euros para o 2º lugar e 30 euros para o 3º lugar.
Na cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu nas instalações da Expoeste, junto ao espaço onde se encontra a funcionar o Centro da Juventude, esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, que sublinhou que “este foi um concurso em que procurámos estimular os mais novos para uma arte, a fotografia”. “Procurámos conjugar a participação da juventude, a homenagem ao Edgar Libório, mas também a possibilidade de usar a verba para estimular o comércio local”, apontou.
Presente também igualmente um representante da ACCCRO, Marco Pereira, o presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, e os três elementos do júri.
0 Comentários