Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C
10° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C

Campanha “Cinto-me vivo” na Rua Vitorino Fróis

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) esteve na passada segunda-feira com a PSP, na Rua Vitorino Fróis, nas Caldas da Rainha, para uma ação da campanha "Cinto-me vivo", em que foram sensibilizados condutores e passageiros para a importância de utilizarem corretamente o cinto de segurança, os sistemas de retenção para crianças e o capacete.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e a PSP participaram nesta campanha nas Caldas

Na última campanha sobre este tema, efetuada de 8 a 14 de setembro do ano passado, as forças de segurança fiscalizaram 41.150 veículos, tendo registado 1.180 infrações relativas à não utilização dos dispositivos de segurança, o que correspondeu a uma taxa de infração de 2,87%, numa média de 169 infrações por dia.

Para além da fiscalização, a campanha integra uma componente de sensibilização. Estudos científicos demonstram que numa colisão a 50 km/h, uma pessoa sem cinto é projetada exercendo uma força de duas toneladas, podendo causar trauma grave nos ocupantes do veículo, em particular os da frente. Numa colisão frontal à mesma velocidade, uma criança pode sofrer lesões equivalentes a uma queda de um terceiro andar. Está igualmente comprovado que o uso do capacete devidamente apertado e ajustado reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.

Utilizar sempre uma cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, devidamente instalada, usar sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância, assim como quem anda de mota estar munido de capacete de modelo aprovado devidamente ajustado e apertado, foram recomendações deixadas para prevenir consequências mais graves dos acidentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Prisão por riscar 16 carros e agredir testemunhas

Um homem de 46 anos que danificou dezasseis viaturas estacionadas em Peniche e agrediu dois populares que testemunharam o seu ato foi detido pela PSP na véspera de natal para ser dado seguimento à pena de quatro anos e seis meses de prisão a que havia sido condenado mas a qual ainda não tinha iniciado o cumprimento por andar fugido.

esfaquear

Jorge Patego ou O Marido Humilhado no CCC

Entre 10 e 15 de janeiro o espetáculo Jorge Patego ou O Marido Humilhado é levado pelo Teatro da Rainha ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

jorge

Entrega de certificados de prémios de investigação

No âmbito da celebração do Dia do Centro de Investigação, o Museu do Hospital e das Caldas acolheu cerimónia de entrega dos certificados aos profissionais que participaram no Prémio Investigação CHO 2023.

premios