Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C
12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C

Alunos fazem refeições artísticas na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Voltaram as aulas presenciais e as apresentações gastronómicas no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, onde até ao final do ano letivo se vão homenagear as artes e os artistas José Malhoa, Ferreira da Silva, Bordalo Pinheiro, Raul Proença e Josefa de Óbidos.
O diretor e os convidados do almoço temático

Na passada quinta-feira a ementa serviu para homenagear José Malhoa, artista caldense nascido a 28 de abril de 1855 e falecido em 1933, ano em que foi criado o museu com o seu nome nas Caldas da Rainha e que foi um dos motivos que tornou possível a elevação a cidade.

Os alunos tinham como desafio a criação de iguarias que representassem a sua própria interpretação dos quadros do pintor, tendo sido escolhidos os seguintes: Entrada – “O fado”, 1910; Prato de peixe – “À beira-mar (Praia das Maçãs)”, 1918); Prato de carne – “A caça”, 1931; Sobremesa – “Os bêbados”, 1907.

A entrada foi tosta de milho com cebolada, grelos e bacalhau, seguindo-se sopa de peixe e marisco, codornizes recheadas com arroz cremoso e pêra bêbada com gelado de queijo azul.

Os vinhos servidos na sala foram o Casa das Gaeiras DOC 2018 Branco, Casa das Gaeiras DOC 2019 Tinto e Vintage Porto 2014 Rozès Tinto.

“Este almoço temático marca de forma entusiasmada o regresso às aulas”, manifestou Daniel Pinto, diretor da EHTO, que teve como convidados o diretor do Museu José Malhoa, Carlos Coutinho, a vereadora da cultura da Câmara das Caldas, Maria da Conceição, e representantes do Centro de Arte Oliva, de São João da Madeira, que preparam uma exposição em parceria com o museu, a inaugurar em maio.

Carlos Coutinho elogiou a iniciativa por fomentar o conhecimento de José Malhoa pelos jovens alunos, sublinhando “a bem conseguida paleta de cores” dos pratos, tal como os quadros do mestre, enquanto que Maria da Conceição destacou que o turismo “não é só sol e mar”, sendo “importante a área cultural”, vendo nestes almoços temáticos “uma complementaridade da formação dos alunos”, numa escola que “é uma referência”.

Sobre o repasto, disse ter sido “uma refeição de excelência”, que “num restaurante com uma estrela Michelin não ficaria nada mal”. “Saímos com apetite para voltar”, assegurou.

O menu foi elaborado pelos alunos Tomás Silva e João Martins, do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, em conjugação com Francisco Barros e Henrique Silva, do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

O restaurante pedagógico está aberto ao público, com marcações prévias, para almoços às terças e quintas-feiras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Traficavam droga junto a Centro de Atendimento de Toxicodependentes

Dois arguidos julgados no Tribunal Judicial de Leiria foram condenados no passado dia 20 a penas de três anos e meio e cinco anos e meio de prisão por tráfico de droga nas imediações do CAT (Centro de Atendimento de Toxicodependentes), situado no Centro de Saúde de Peniche.

droga

Criança encaminhada pela Linha SNS 24 para urgência encerrada

Durante três dias a Urgência Pediátrica de Torres Vedras não esteve a funcionar e as situações urgentes deviam encaminhar-se para Caldas da Rainha, caso o contacto prévio por telefone assim determinasse, mas houve uma criança que foi enviada na mesma para a unidade de saúde torreense, por erro de orientação, enquanto outras ficaram sem resposta.

SNS

Maria Antónia foi a primeira a nascer no dia de natal no hospital das Caldas

O primeiro bebé a nascer no dia de natal no hospital das Caldas da Rainha deixou radiante os pais. Thalia Smidt, de 26 anos, e João Victor, de 36 anos, casal brasileiro que está há mais de um ano em Portugal, mostra-se muito feliz com o nascimento de Maria Antónia, segundo filho, depois de Kaué Lucas, que já tem dez anos.

bebe