Na passada quinta-feira a ementa serviu para homenagear José Malhoa, artista caldense nascido a 28 de abril de 1855 e falecido em 1933, ano em que foi criado o museu com o seu nome nas Caldas da Rainha e que foi um dos motivos que tornou possível a elevação a cidade.
Os alunos tinham como desafio a criação de iguarias que representassem a sua própria interpretação dos quadros do pintor, tendo sido escolhidos os seguintes: Entrada – “O fado”, 1910; Prato de peixe – “À beira-mar (Praia das Maçãs)”, 1918); Prato de carne – “A caça”, 1931; Sobremesa – “Os bêbados”, 1907.
A entrada foi tosta de milho com cebolada, grelos e bacalhau, seguindo-se sopa de peixe e marisco, codornizes recheadas com arroz cremoso e pêra bêbada com gelado de queijo azul.
Os vinhos servidos na sala foram o Casa das Gaeiras DOC 2018 Branco, Casa das Gaeiras DOC 2019 Tinto e Vintage Porto 2014 Rozès Tinto.
“Este almoço temático marca de forma entusiasmada o regresso às aulas”, manifestou Daniel Pinto, diretor da EHTO, que teve como convidados o diretor do Museu José Malhoa, Carlos Coutinho, a vereadora da cultura da Câmara das Caldas, Maria da Conceição, e representantes do Centro de Arte Oliva, de São João da Madeira, que preparam uma exposição em parceria com o museu, a inaugurar em maio.
Carlos Coutinho elogiou a iniciativa por fomentar o conhecimento de José Malhoa pelos jovens alunos, sublinhando “a bem conseguida paleta de cores” dos pratos, tal como os quadros do mestre, enquanto que Maria da Conceição destacou que o turismo “não é só sol e mar”, sendo “importante a área cultural”, vendo nestes almoços temáticos “uma complementaridade da formação dos alunos”, numa escola que “é uma referência”.
Sobre o repasto, disse ter sido “uma refeição de excelência”, que “num restaurante com uma estrela Michelin não ficaria nada mal”. “Saímos com apetite para voltar”, assegurou.
O menu foi elaborado pelos alunos Tomás Silva e João Martins, do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, em conjugação com Francisco Barros e Henrique Silva, do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.
O restaurante pedagógico está aberto ao público, com marcações prévias, para almoços às terças e quintas-feiras.
0 Comentários