Q

Previsão do tempo

26° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
26° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C

Alunos fazem refeições artísticas na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Voltaram as aulas presenciais e as apresentações gastronómicas no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, onde até ao final do ano letivo se vão homenagear as artes e os artistas José Malhoa, Ferreira da Silva, Bordalo Pinheiro, Raul Proença e Josefa de Óbidos.
O diretor e os convidados do almoço temático

Na passada quinta-feira a ementa serviu para homenagear José Malhoa, artista caldense nascido a 28 de abril de 1855 e falecido em 1933, ano em que foi criado o museu com o seu nome nas Caldas da Rainha e que foi um dos motivos que tornou possível a elevação a cidade.

Os alunos tinham como desafio a criação de iguarias que representassem a sua própria interpretação dos quadros do pintor, tendo sido escolhidos os seguintes: Entrada – “O fado”, 1910; Prato de peixe – “À beira-mar (Praia das Maçãs)”, 1918); Prato de carne – “A caça”, 1931; Sobremesa – “Os bêbados”, 1907.

A entrada foi tosta de milho com cebolada, grelos e bacalhau, seguindo-se sopa de peixe e marisco, codornizes recheadas com arroz cremoso e pêra bêbada com gelado de queijo azul.

Os vinhos servidos na sala foram o Casa das Gaeiras DOC 2018 Branco, Casa das Gaeiras DOC 2019 Tinto e Vintage Porto 2014 Rozès Tinto.

“Este almoço temático marca de forma entusiasmada o regresso às aulas”, manifestou Daniel Pinto, diretor da EHTO, que teve como convidados o diretor do Museu José Malhoa, Carlos Coutinho, a vereadora da cultura da Câmara das Caldas, Maria da Conceição, e representantes do Centro de Arte Oliva, de São João da Madeira, que preparam uma exposição em parceria com o museu, a inaugurar em maio.

Carlos Coutinho elogiou a iniciativa por fomentar o conhecimento de José Malhoa pelos jovens alunos, sublinhando “a bem conseguida paleta de cores” dos pratos, tal como os quadros do mestre, enquanto que Maria da Conceição destacou que o turismo “não é só sol e mar”, sendo “importante a área cultural”, vendo nestes almoços temáticos “uma complementaridade da formação dos alunos”, numa escola que “é uma referência”.

Sobre o repasto, disse ter sido “uma refeição de excelência”, que “num restaurante com uma estrela Michelin não ficaria nada mal”. “Saímos com apetite para voltar”, assegurou.

O menu foi elaborado pelos alunos Tomás Silva e João Martins, do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, em conjugação com Francisco Barros e Henrique Silva, do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

O restaurante pedagógico está aberto ao público, com marcações prévias, para almoços às terças e quintas-feiras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.