Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Alunos fazem refeições artísticas na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Voltaram as aulas presenciais e as apresentações gastronómicas no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, onde até ao final do ano letivo se vão homenagear as artes e os artistas José Malhoa, Ferreira da Silva, Bordalo Pinheiro, Raul Proença e Josefa de Óbidos.
O diretor e os convidados do almoço temático

Na passada quinta-feira a ementa serviu para homenagear José Malhoa, artista caldense nascido a 28 de abril de 1855 e falecido em 1933, ano em que foi criado o museu com o seu nome nas Caldas da Rainha e que foi um dos motivos que tornou possível a elevação a cidade.

Os alunos tinham como desafio a criação de iguarias que representassem a sua própria interpretação dos quadros do pintor, tendo sido escolhidos os seguintes: Entrada – “O fado”, 1910; Prato de peixe – “À beira-mar (Praia das Maçãs)”, 1918); Prato de carne – “A caça”, 1931; Sobremesa – “Os bêbados”, 1907.

A entrada foi tosta de milho com cebolada, grelos e bacalhau, seguindo-se sopa de peixe e marisco, codornizes recheadas com arroz cremoso e pêra bêbada com gelado de queijo azul.

Os vinhos servidos na sala foram o Casa das Gaeiras DOC 2018 Branco, Casa das Gaeiras DOC 2019 Tinto e Vintage Porto 2014 Rozès Tinto.

“Este almoço temático marca de forma entusiasmada o regresso às aulas”, manifestou Daniel Pinto, diretor da EHTO, que teve como convidados o diretor do Museu José Malhoa, Carlos Coutinho, a vereadora da cultura da Câmara das Caldas, Maria da Conceição, e representantes do Centro de Arte Oliva, de São João da Madeira, que preparam uma exposição em parceria com o museu, a inaugurar em maio.

Carlos Coutinho elogiou a iniciativa por fomentar o conhecimento de José Malhoa pelos jovens alunos, sublinhando “a bem conseguida paleta de cores” dos pratos, tal como os quadros do mestre, enquanto que Maria da Conceição destacou que o turismo “não é só sol e mar”, sendo “importante a área cultural”, vendo nestes almoços temáticos “uma complementaridade da formação dos alunos”, numa escola que “é uma referência”.

Sobre o repasto, disse ter sido “uma refeição de excelência”, que “num restaurante com uma estrela Michelin não ficaria nada mal”. “Saímos com apetite para voltar”, assegurou.

O menu foi elaborado pelos alunos Tomás Silva e João Martins, do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, em conjugação com Francisco Barros e Henrique Silva, do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

O restaurante pedagógico está aberto ao público, com marcações prévias, para almoços às terças e quintas-feiras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos