Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Cooperativa Agrícola do Bombarral internacionaliza-se e melhora instalações

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Gonçalo Henriques Daniel, presidente da direção da Cooperativa Agrícola do Bombarral (CAB), que foi fundada há cerca de 55 anos, revelou a existência de projetos de lançamento da internacionalização e de um plano de melhorias das instalações para garantir maiores níveis de certificação, qualidade e segurança alimentar dos produtos.

Com sede no Largo 25 de Abril e armazém e central fruteira na localidade do Cintrão, a CAB foi criada para “a vida associativa rural, com intuito de arranjar melhores soluções para os produtores ao nível do comércio dos seus excedentes e aquisição de adubos e fitofármacos mais baratos para eles”, sublinhou o atual responsável pela cooperativa.

Esta “casa sólida”, que é constituída por 200 cooperadores e 18 funcionários fixos, tem “tentado prestar aos seus cooperadores serviços tão diversos como a venda de fatores de produção e equipamentos agrícolas, bem como o apoio na produção, armazenamento e comercialização de frutas, tendo como objetivo principal praticar preços justos”.

“Aliás, desde que entrei para a cooperativa, o meu principal foco é tentar pagar o máximo pela fruta aos produtores, e fazer com que eles paguem o mínimo possível pela produção”, destacou o atual presidente da CAB, adiantando que vai continuar a lutar por isso.

Para Gonçalo Daniel “tem sido, sem dúvida, um desafio interessante e gratificante, pois a direção com o apoio dos colaboradores tem desenvolvido um bom trabalho e estamos a tentar reativar um pouco a cooperativa”.

Face a isso, “a equipa tem trabalhado bastante com alguns projetos de lançamento da internacionalização, melhorias das instalações para garantir maiores níveis de certificação, qualidade e segurança alimentar no produto final”.

Em relação às melhorias, Gonçalo Daniel disse que “este é um projeto para ser desenvolvido aos longo de quatro a cinco anos, que passa por aumentar e melhorar a sala de embalamento, melhorar o sistema de calibragem, construir mais uma camara frigorífica, que foi concluída este mês, destinada acolher produtos já embalados, e fazer alterações nos telhados da estrutura”.

O facto de terem começado pela fase final do projeto de requalificação, segundo o responsável, teve como “objetivo com a necessidade que tínhamos de criar um circuito da pera único”.

Apesar disso, “este é um investimento que vai ser feito por fases, mas que tem de ser feito para continuar a melhorar, aumentar as vendas e as certificações dos nossos produtos, e ainda aumentar a rentabilidade e eficiência do espaço para conseguir embalar mais e mais rápido”, e que terá “um custo de meio milhão por ano”.

Além disso a cooperativa vai continuar apostar na exportação de uma parte da produção para os mercados internacionais, principalmente para França, Marrocos, Irlanda, Inglaterra, Brasil e outros, e na participação em projetos como o RochaCenter – Centro de Pós-Colheita e Tecnologia, e a criação de uma nova marca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial