A falésia na Venda Nova com vista para a Praia do Salgado é uma atração para quem pratica parapente e sai do topo para voar até ao areal. Mas para um dos desportistas que na tarde da passada quarta-feira se aventurou o voo correu mal, vindo a cair a meio do monte, a cerca de cem metros do solo, numa zona de difícil acesso para a equipa de resgate. “Não era seguro e tivemos de percorrer a falésia para chegarmos ao pé dele e com o material e maca de resgate, em segurança para a vítima e para o próprio pessoal tentámos resgatá-lo o mais rápido possível e foi com sucesso que chegámos ao topo”, contou João Estrelinha, comandante dos bombeiros da Nazaré, que receberam o alerta pelas 16h52. A corporação nazarena teve a ajuda dos colegas de São Martinho do Porto e os cuidados médicos estiveram a cargo das equipas da viatura médica de emergência e reanimação das Caldas da Rainha e da ambulância de suporte imediato de vida de Alcobaça. A vítima foi transportada para o hospital das Caldas da Rainha com ferimentos considerados graves. No local, procurava-se uma explicação para o acidente. “As pessoas que praticam esta modalidade devem ter conhecimentos técnicos e experiência. Para esta atividade é importante haver vento e se calhar faltou”, manifestou João Estrelinha. Mesmo após o acidente e sem saber o que tinha acontecido outro praticante de parapente voou desde o topo da falésia, mas desta vez correu bem. Dado ser um local bastante procurado, o comandante deixou um alerta aos desportistas para que não ocorram novos acidentes: “Verifiquem o material e vejam se o vento é adequado”.
Ferido com gravidade em queda de parapente
Últimas
Artigos Relacionados
Incêndio desaloja casal de idosos
Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.
Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios
A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.
Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste
A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.
0 Comentários