Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C

Líder do CDS-PP defende aumento das quotas para pesca da sardinha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Preocupado com o setor das pescas, o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu no passado dia 1, em Peniche, a criação de uma “diretriz comunitária” para “a partir de maio, quando a sardinha começa a ser pescada”, haja um aumento da captura, atualmente “abaixo das possibilidades de exploração”.
Francisco Rodrigues dos Santos

O líder centrista sustentou que o organismo internacional que regula as quotas da sardinha deve “adequar a capacidade de exploração da pesca da sardinha aos recursos que existem no mar, o que não está feito”.

Francisco Rodrigues dos Santos disse que “o setor das pescas tem sido particularmente afetado por esta pandemia, porque houve uma contração da procura do pescado, o que deixou os nossos pescadores numa situação aflitiva e desesperada, porque os níveis de rendimento também diminuíram”.

Em Peniche, a atividade “direta e indiretamente gera muitos postos de trabalho” e “ tem de haver retorno financeiro”.

No âmbito do regulamento do controlo da pesca, Francisco Rodrigues dos Santos afirmou ter recebido queixas dos pescadores que as contraordenações estão a ser convertidas em crime, o que “é manifestamente exagerado e acaba por dissuadir os pescadores e os futuros pescadores de se dedicarem a esta atividade que tem um grande escassez de mão de obra”.

Para o presidente do CDS-PP, é também necessário repensar na elegibilidade dos próximos fundos comunitários para o setor, ao explicar que as exigências tecnológicas e de eficiência energética requeridas aos pescadores para aceder aos apoios comunitários deixam muitos de fora. “Exigem requisitos a nível da transformação tecnológica e investimentos muito avultados que os pescadores não estão em condições de acompanhar”, explicou. Por outro lado, quando aumentam a rentabilidade, acabam também por ficar excluídos dos fundos comunitários. “Tem de haver uma melhor noção da atividade da pesca”, exigiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura