Q

Previsão do tempo

28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
29° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 22° C

Líder do CDS-PP defende aumento das quotas para pesca da sardinha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Preocupado com o setor das pescas, o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu no passado dia 1, em Peniche, a criação de uma “diretriz comunitária” para “a partir de maio, quando a sardinha começa a ser pescada”, haja um aumento da captura, atualmente “abaixo das possibilidades de exploração”.
Francisco Rodrigues dos Santos

O líder centrista sustentou que o organismo internacional que regula as quotas da sardinha deve “adequar a capacidade de exploração da pesca da sardinha aos recursos que existem no mar, o que não está feito”.

Francisco Rodrigues dos Santos disse que “o setor das pescas tem sido particularmente afetado por esta pandemia, porque houve uma contração da procura do pescado, o que deixou os nossos pescadores numa situação aflitiva e desesperada, porque os níveis de rendimento também diminuíram”.

Em Peniche, a atividade “direta e indiretamente gera muitos postos de trabalho” e “ tem de haver retorno financeiro”.

No âmbito do regulamento do controlo da pesca, Francisco Rodrigues dos Santos afirmou ter recebido queixas dos pescadores que as contraordenações estão a ser convertidas em crime, o que “é manifestamente exagerado e acaba por dissuadir os pescadores e os futuros pescadores de se dedicarem a esta atividade que tem um grande escassez de mão de obra”.

Para o presidente do CDS-PP, é também necessário repensar na elegibilidade dos próximos fundos comunitários para o setor, ao explicar que as exigências tecnológicas e de eficiência energética requeridas aos pescadores para aceder aos apoios comunitários deixam muitos de fora. “Exigem requisitos a nível da transformação tecnológica e investimentos muito avultados que os pescadores não estão em condições de acompanhar”, explicou. Por outro lado, quando aumentam a rentabilidade, acabam também por ficar excluídos dos fundos comunitários. “Tem de haver uma melhor noção da atividade da pesca”, exigiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barco de pesca encalhou na Consolação

Um barco de pesca encalhou na madrugada desta terça-feira a sul da Consolação, ao largo de Peniche, com cinco pescadores a bordo, que conseguiram chegar a terra sem problemas numa balsa salva-vidas.

barco3

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda