Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
15° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C

Líder do CDS-PP defende aumento das quotas para pesca da sardinha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Preocupado com o setor das pescas, o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu no passado dia 1, em Peniche, a criação de uma “diretriz comunitária” para “a partir de maio, quando a sardinha começa a ser pescada”, haja um aumento da captura, atualmente “abaixo das possibilidades de exploração”.
Francisco Rodrigues dos Santos

O líder centrista sustentou que o organismo internacional que regula as quotas da sardinha deve “adequar a capacidade de exploração da pesca da sardinha aos recursos que existem no mar, o que não está feito”.

Francisco Rodrigues dos Santos disse que “o setor das pescas tem sido particularmente afetado por esta pandemia, porque houve uma contração da procura do pescado, o que deixou os nossos pescadores numa situação aflitiva e desesperada, porque os níveis de rendimento também diminuíram”.

Em Peniche, a atividade “direta e indiretamente gera muitos postos de trabalho” e “ tem de haver retorno financeiro”.

No âmbito do regulamento do controlo da pesca, Francisco Rodrigues dos Santos afirmou ter recebido queixas dos pescadores que as contraordenações estão a ser convertidas em crime, o que “é manifestamente exagerado e acaba por dissuadir os pescadores e os futuros pescadores de se dedicarem a esta atividade que tem um grande escassez de mão de obra”.

Para o presidente do CDS-PP, é também necessário repensar na elegibilidade dos próximos fundos comunitários para o setor, ao explicar que as exigências tecnológicas e de eficiência energética requeridas aos pescadores para aceder aos apoios comunitários deixam muitos de fora. “Exigem requisitos a nível da transformação tecnológica e investimentos muito avultados que os pescadores não estão em condições de acompanhar”, explicou. Por outro lado, quando aumentam a rentabilidade, acabam também por ficar excluídos dos fundos comunitários. “Tem de haver uma melhor noção da atividade da pesca”, exigiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Grupos parlamentares sensíveis aos pedidos de melhoria dos serviços de saúde em Peniche

Os grupos parlamentares mostraram-se sensíveis às queixas e pedidos de melhoria do acesso ao Serviço Nacional de Saúde no concelho de Peniche, tendo no passado dia 23 discutido o problema que consta de uma petição que reuniu 7.588 assinaturas, angariadas pela Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche. Projetos de resolução foram apresentados por sete partidos, o que demonstra o interesse suscitado, e que levarão à elaboração de recomendações ao Governo para responder às necessidades causadas pela insuficiente oferta hospitalar (fragilidade de atendimento do serviço de urgência básica e a falta de valências de especialidades), e pela difícil acessibilidade aos cuidados de saúde primários pela população do concelho de Peniche.

assembleia

Almoço/convívio de antigos alunos do Externato

Os antigos alunos do Externato Ramalho Ortigão voltam a reunir-se num almoço/convívio, a ter lugar no dia 6 de maio, pelas13h, restaurante do Inatel da Foz, na Foz do Arelho. O Externato Ramalho Ortigão foi um colégio de ensino privado que funcionou nas Caldas da...

Semana Santa em Óbidos

A Semana Santa de Óbidos vai atrair milhares de pessoas à vila. O programa religioso e cultural arranca a 31 de março, às21h, com concerto da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (S.M.R.O.), sendo o primeiro de Joana Sá como maestrinadesta instituição. A Igreja...

semana 2