Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
13° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
Covid-19

Uma semana sem mortes mas mais 111 casos ativos na região Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Entre 29 de setembro e 6 de outubro não foram registadas mortes na região Oeste associadas à Covid-19, mantendo-se o número de 47 óbitos.

O concelho de Torres Vedras é o que teve até agora mais mortes (13), seguindo-se Alcobaça (7), Caldas da Rainha (6), Alenquer (5), Peniche (4), Lourinhã (3), Cadaval, Nazaré, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço (2) e Bombarral (1). Óbidos é o único concelho do Oeste sem óbitos.

Nesse período o número de casos ativos passou de 262 para 373 (mais 111), sendo o maior crescimento semanal desde o início da pandemia. Alenquer – 94 (mais 47), é agora o concelho que apresenta o maior número, seguindo-se Torres Vedras – 80 (mais 17), Peniche – 46 (mais 23), Arruda dos Vinhos – 45 (mais 7), Alcobaça – 33 (mais 2), Sobral de Monte Agraço – 21 (mais 5), Lourinhã – 19 (mais 6), Caldas da Rainha – 14 (mais 3), Nazaré – 9 (mais 2), Bombarral – 7 (mais 1) e Cadaval – 5 (menos 2). Óbidos não tem casos ativos.

Por freguesias, em Alenquer existem 19 ativos na União de Freguesias de Alenquer, 34 ativos na freguesia de Meca, 24 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais, 13 em Olhalvo e quatro no restante concelho.

Foi revelada a existência de um surto com origem num espaço público ao ar livre onde se joga às cartas na freguesia de Meca. Idosos que conviviam sem máscara acabaram por ficar contagiados. A situação começou com 11 casos positivos.

Em Torres Vedras a distribuição de casos ativos é a seguinte: União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira: 17; Santa Maria, São Pedro e Matacães: 30; Silveira: 8; Ponte do Rol: 5; São Pedro da Cadeira: 5; Turcifal: 2; Ramalhal: 1; União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: 2; União das Freguesias de Carvoeira e Carmões: 1; União das Freguesias de Dois Portos e Runa: 3.

O surto de Covid-19 na Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, apresenta 20 casos ativos. 8 residem na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, 4 na União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, 1 em Ponte do Rol, 1 na União de Freguesias de Carvoeira e Carmões, 4 no concelho da Lourinhã e 2 no concelho do Cartaxo.

O Lar de Nossa Senhora da Luz, em Paradas, na União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, conta com 6 casos ativos. Todos pertencem a esta freguesia.

No concelho há 36 casos suspeitos e 218 contactos em vigilância ativa.

Em Peniche os casos ativos são registados na cidade (36) e nas freguesias de Atouguia da Baleia (7) e Ferrel (3). Há 134 pessoas em quarentena ou sob vigilância. Verifica-se um surto de 20 doentes originado em barcos de pesca de longo curso, cujos tripulantes são estrangeiros. Há um português contaminado que é trabalhador nos estaleiros navais, onde as embarcações se encontravam em reparação de rotina.

Em Sobral de Monte Agraço não há descrição por freguesias, mas foi revelado existirem 39 pessoas em vigilância ativa (confinamento obrigatório), 44 em vigilância sobreativa (efetuada por médicos de medicina geral e familiar), 37 em vigilância passiva e 83 em isolamento.

Na Lourinhã também não há relato de casos por freguesias, mas é avançado que existem 72 pessoas em isolamento e 19 em vigilância passiva.

No Cadaval, a Câmara revelou que com duas novas recuperações, e ao cabo de sete semanas, chegou ao fim o surto habitacional de coronavírus que, no mês de agosto, infetou um grupo de 13 pessoas no concelho, pese embora 12 das quais não sejam residentes no território. O grupo esteve confinado em casa, quando pretendia passar uma temporada de férias no concelho.

A autarquia destacou não só o empenho do grupo para a situação voltar ao normal como também o trabalho das instituições locais que asseguraram quer a entrega regular dos necessários mantimentos e medicação, quer o transporte para realização de testes, durante este longo período de isolamento a que o grupo esteve sujeito.

Nos restantes concelhos do Oeste os casos nas freguesias não são pormenorizados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

AD Óbidos e Catarinense empatam

A AD Óbidos recebeu o Catarinense a contar para a última jornada do campeonato distrital de futsal no escalão de infantis, tendo empatado a quatro bolas.

infantis

Unidade Local de Saúde do Oeste melhora processo cirúrgico

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) encontra-se em processo de certificação de um programa inovador que tem impacto em todas as fases do processo cirúrgico, desde a preparação pré-operatória até ao período pós-alta, com o objetivo de otimizar a recuperação, reduzir o tempo de internamento hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

cirurgia

Celebração dos 90 anos do Museu José Malhoa

Com a atuação da Orquestra de Sopros do Conservatório de Caldas da Rainha e do Quarteto de Saxofones da Banda Comércio e Indústria, na tarde de 28 de abril foram celebrados os 90 anos de história do Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.

malhoa