Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 22° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 22° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 23° C

Óbidos é o único concelho do Oeste sem mortes associadas à Covid-19

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A morte de um octogenário no concelho de Alenquer na passada segunda-feira tornou Óbidos o único município da região Oeste sem registo de falecimentos associados à Covid-19.

Até agora o município de Alenquer não havia assinalado qualquer óbito. Segundo relatou a Câmara, a vítima, residente na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, estava “com um estado de saúde muito debilitado e não resistiu às doenças de que sofria depois de contrair também Covid-19”.

O número de mortos na região Oeste passou de 30 para 31, entre as 23h59 de 3 de agosto e as 23h59 de 10 de agosto. Os concelhos com mais falecimentos são Torres Vedras, Caldas da Rainha e Alcobaça (seis), seguindo-se Peniche (três), Sobral de Monte Agraço, Nazaré e Lourinhã (dois), Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval e Alenquer (um).

Na comparação dos dados nesta última semana, o número de casos ativos aumentou de 230 para 269 (mais 39). Até agora já foram confirmados 1247 casos (eram 1122), com 947 recuperados (eram 862).

No que diz respeito aos casos ativos, Torres Vedras continua a ser o que mais tem (112, mais 62). A situação tem a ver com um surto no Lar Nossa Senhora da Luz, na União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, de onde é a maioria dos infetados (70). Os restantes cinco são da Silveira, Santa Maria, São Pedro e Matacães, e Lourinhã.

O segundo concelho com mais casos ativos é Sobral de Monte Agraço (39, mais cinco). Seguem-se Caldas da Rainha (32, menos dezassete), Alcobaça (32, mais dezasseis), Alenquer (22, menos vinte e cinco), Lourinhã (11, mantém), Arruda dos Vinhos (11, mais um), Óbidos (5, menos um), Peniche (2, menos dois), Bombarral (1, menos 1), Cadaval (1, mantém) e Nazaré (1, mais um).

Polémica com autarca

O comentário do presidente da Câmara da Nazaré na rede social Facebook, onde apontou que “um churrasco no concelho de Alcobaça foi responsável por vários casos de Covid-19, em Alcobaça e na Nazaré”, causou polémica.

Walter Chicharro dava conta que o único doente ativo na Nazaré no dia 4 de agosto (o décimo no total desde o início da pandemia) resultava dessa situação, mas a expressão “para não variar, é importado do concelho vizinho” foi mal acolhida.

A CDU da Nazaré repudiou, em comunicado, a declaração: “Esta atitude, que classificaríamos de “Trumpiana”, pois também o dito Donald tentou classificar a covid-19 como ‘o vírus estrangeiro’ ou ‘vírus chinês’, apenas revela uma profunda falta de solidariedade e respeito para com os territórios e populações mais afetados pela crise de saúde pública”.

O autarca comentou que houve “interpretações incorretas e maldosas”. “Os tempos que vivemos, talvez aprofundados por estes tempos de Covid, levam a exageros de expressão e de ataque sem nexo nas mais variadas plataformas de comunicação”, sublinhou.

“Em nada do que escrevi foi ofensivo para o bom povo do concelho de Alcobaça, que muito respeito e com quem estou regularmente em boa amizade”, manifestou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco

Solidariedade de Vidais com São Tomé e Príncipe

O ex-presidente de Junta e de Assembleia de Freguesia de Vidais, José António, está em São Tomé e Príncipe numa viagem em que levou cadernos e livros, lápis, canetas e diversos materiais escolares, para oferecer às crianças locais, muito carenciadas em quase todos os aspetos.

vidais