Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Futuro da cultura na cidade em debate

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Desafios em Rede na Cultura de Caldas da Rainha” foi o encontro que decorreu na passada sexta-feira, por videoconferência, e que juntou vários agentes culturais para debater a dinâmica deste setor da cidade, no panorama atual. Para alguns dos convidados, que estão ligados a espaços de produção e exibição artísticas da cidade, é “tão importante apoiar a cultura como outros setores de atividade”.
Intervenientes no encontro “Desafios em Rede na Cultura de Caldas da Rainha”

A conversa, organizada pelos alunos de Oficina de Mediação Cultural, do 1º ano da Licenciatura de Programação e Produção Cultural da ESAD.CR, faz parte de um projeto de mediação cultural online sobre temas da cultura da cidade, que está a ser desenvolvido. Para esse desafio foram convidadas diversas pessoas ligadas a espaços de produção e exibição artísticas, assim como alumni (antigos estudantes) da ESAD.CR de várias gerações, que trabalham em diversas áreas da arte e da educação na cidade, entre eles, Ricardo Pimentel, um dos responsáveis pelo Grémio Caldense, que tem como missão “fazer produção cultural da cidade”.

Para o docente na ESAD.CR, “esta situação que estamos a viver demonstra a situação que já era frágil na cultura e que agora está pior e desprotegida”.

Sérgio Dantas, técnico da escola, referiu que “quem tem responsabilidade sobre estas áreas tem de se chegar à frente”. “Não podem ser só os agentes culturais a fazer, quem tem poder financeiro e politico tem de intervir na área”, frisou.

O artista plástico Tiago Batista sublinhou que é “importante que os municípios tomem medidas para apoiar os agentes culturais, e agora mais do que nunca é necessário”. Também Teresa Luzio, docente e coordenadora da Licenciatura em Artes Plásticas da ESAD.CR, frisou que “têm de haver soluções para este problema que atualmente vivemos e que sem dúvida terão de passar pela própria escola e pelas instituições envolventes”.

Para a sessão via Zoom também foram convidados João Gabriel, artista plástico com ateliê no Centro de Artes, Nicola Henriques, gestor operacional do Silos-Laboratório Criativo, Patrícia Henriques, aluna finalista do Mestrado em Artes Plásticas, Paulo Santos, padeiro, empresário e aluno finalista de Mestrado em Artes Plásticas, e Sérgio Gonçalves, docente e subdiretor da ESAD.CR, que aproveitaram o momento para falar sobre os seus projetos e quais as razões para permanecerem na cidade, após a licenciatura.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez