Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
Oferta de empresas, instituições de desporto e autarquias

Centro Hospitalar do Oeste recebe oito monitores cardíacos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Oito monitores cardíacos foram oferecidos ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO) por três empresários da região, duas instituições ligadas ao desporto, pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pela União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que desta forma pretendem ajudar a unidade de saúde no tratamento de doentes com Covid-19.
O empresário António Júlio entregou um monitor à administradora hospitalar

António Júlio, do comércio automóvel, combustíveis e tecnologia (AutoJúlio), Carlos Monteiro de uma empresa de materiais de construção (Manuel Rodrigues Ferreira) e Américo Sábio, empresário da construção civil radicado no Canadá, juntaram-se à Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno e à Associação de Futebol de Leiria para doar um equipamento cada um, aos quais foram acrescentados mais três das autarquias caldenses, numa aquisição superior a 40 mil euros.

Um monitor cardíaco acompanha o batimento do coração em tempo real, informação indispensável para compreender a sua situação, daí a importância deste equipamento, do qual o hospital carecia dada a atual quantidade de doentes em simultâneo, por causa da Covid-19.

A autarquia procurou ajuda na comunidade e motivou empresários do concelho das Caldas da Rainha a oferecerem equipamentos. A entrega ao CHO aconteceu no passado dia 23, no auditório das instalações da AutoJúlio.

Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, disse que “os empresários manifestaram querer ajudar e procurámos organizar um processo de entrega destes equipamentos que não são fáceis de adquirir neste momento e que são muito úteis”. “Temos equipamentos topo de gama”, sublinhou.

Elsa Baião, administradora do CHO, manifestou que “este equipamento é relevante para tratar dos doentes nesta fase mais exigente, em que temos mais procura e doentes com necessidades acrescidas, mas também no futuro, porque é uma forma de termos uma renovação, o que é uma motivação dos profissionais”.

Os aparelhos “permitem a monitorização constante dos doentes, que nas situações mais críticas é fundamental, e temos de estar preparados com o melhor equipamento para dar a resposta necessária, já que temos um aumento de procura de doentes que precisam destes equipamentos”

Carlos Monteiro sintetizou o objetivo dos empresários: “Tentamos estar na linha de frente na luta contra a pandemia”.

Manuel Nunes, presidente da Associação de Futebol de Leiria, declarou que “apesar da nossa área de ação ser a promoção e o desenvolvimento do futebol, não podemos deixar de afirmar claramente, que neste momento tão dramático, perante as adversidades que enfrentamos, todos temos de fazer parte desta mesma equipa, que é a saúde pública, como área prioritária que importa defender a todo o custo”.

A AFL, que também ofereceu um monitor ao Centro Hospitalar de Leiria, utilizou a verba que estava orçamento para outras ações que não se realizaram devido à pandemia, nomeadamente trabalhos das seleções distritais, finais, prémios e gala do futebol distrital.

“Com este apoio temos a noção exata que iremos contribuir para minimizar a perda de vidas”, referiu o dirigente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

1º Torregri de Cadetes nas Piscinas Municipais

Teve lugar a 14 de dezembro, nas piscinas municipais das Caldas da Rainha, o 1º Torregri de Cadetes, que contou com a participação de 163 atletas, representando 12 equipas da região.

TORREGRI