O programa de visitas da Frutus visa, explicou Délia Fialho, técnica da Frutus, “possibilitar o contacto com a fileira da pera rocha e maçã de Alcobaça, de forma a envolver e estimular os jovens para uma das atividades económicas mais representativas do concelho e que, para muitos, é mal conhecida”. “Permitirá o contato com o processo ao longo da cadeia de produção, desde o pomar à conservação, manipulação, até à expedição na central fruteira”, referiu a engenheira. Este projeto pretende ainda possibilitar aos mais novos “observarem aspetos do ciclo vegetativo, da biologia da árvore, como a flor, o vingamento, assim como a biodiversidade, a nossa relação com o ecossistema e as práticas sustentáveis que suportam a atividade frutícola”, avançou Délia Fialho. No âmbito deste programa, no passado dia 16, os alunos das turmas 8 e 9 (4.º Ano) da EB1 do Cadaval visitaram uma exploração frutícola na freguesia da Vermelha, pertencente a um associado da estação fruteira Frutus. Os estudantes foram recebidos pela técnica da Frutus e ainda pela produtora Selma Martins, tendo visitado uma parcela de macieiras Fuji, que estava em plena colheita. “Após uma explicação sobre o ciclo anual da árvore, as fases mais representativas da produção, o maneio sustentável do pomar (formas de condução, monitorização e controlo de pragas alternativo ao uso de pesticidas), o grupo teve oportunidade de fazer colheita aplicando os cuidados necessários”, indicou a representante da Frutus.
“Frutus” dá a conhecer setor frutícola às crianças
13 de Novembro, 2019
A estação fruteira Frutus (Peral, Cadaval) está a desenvolver um programa de visitas para alunos de 1º ciclo, no intuito de dar a conhecer o setor frutícola, ao nível da produção, armazenamento, embalamento e expedição de peras e maçãs. A iniciativa destina-se a proporcionar às crianças contacto com este pilar importante da economia local.
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Comissões municipais fazem balanço de atividades
Com o intuito de efetuar um balanço das atividades realizadas ao longo deste ano pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, a Comissão Municipal de Proteção Civil do Bombarral reuniu no passado dia 17 no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Cânticos de natal na Câmara
Cânticos de natal foram entoados no átrio da Câmara Municipal do Bombarral pelo grupo de cavaquinho e viola, do projeto municipal "Universitários 50+", num momento muito animado e caloroso.
Tasquinha para Sobral do Parelhão vence Orçamento Participativo
O projeto “Remember Tasquinhas” foi o vencedor da 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB), na categoria “Projetos em Nome Individual”.
0 Comentários