O programa de visitas da Frutus visa, explicou Délia Fialho, técnica da Frutus, “possibilitar o contacto com a fileira da pera rocha e maçã de Alcobaça, de forma a envolver e estimular os jovens para uma das atividades económicas mais representativas do concelho e que, para muitos, é mal conhecida”. “Permitirá o contato com o processo ao longo da cadeia de produção, desde o pomar à conservação, manipulação, até à expedição na central fruteira”, referiu a engenheira. Este projeto pretende ainda possibilitar aos mais novos “observarem aspetos do ciclo vegetativo, da biologia da árvore, como a flor, o vingamento, assim como a biodiversidade, a nossa relação com o ecossistema e as práticas sustentáveis que suportam a atividade frutícola”, avançou Délia Fialho. No âmbito deste programa, no passado dia 16, os alunos das turmas 8 e 9 (4.º Ano) da EB1 do Cadaval visitaram uma exploração frutícola na freguesia da Vermelha, pertencente a um associado da estação fruteira Frutus. Os estudantes foram recebidos pela técnica da Frutus e ainda pela produtora Selma Martins, tendo visitado uma parcela de macieiras Fuji, que estava em plena colheita. “Após uma explicação sobre o ciclo anual da árvore, as fases mais representativas da produção, o maneio sustentável do pomar (formas de condução, monitorização e controlo de pragas alternativo ao uso de pesticidas), o grupo teve oportunidade de fazer colheita aplicando os cuidados necessários”, indicou a representante da Frutus.
“Frutus” dá a conhecer setor frutícola às crianças
Últimas
Artigos Relacionados
Galeria Barata na fábrica Bordalo Pinheiro
Nos dias 25 e 26 de outubro a Centra – Associação dos Amigos do Centro de Artes, apoiada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional ao abrigo do Programa LVT + Cultura, pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pelo Centro de Artes das Caldas da Rainha, realiza o projeto Galeria Barata, uma galeria conceito, efémera, que propõe arte contemporânea a preços acessíveis.
Matilde Figueiredo campeã em Montemor
Matilde Figueiredo, atleta do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy, conquistou o seu primeiro título em provas de nível B do escalão Sub14.
1º Torneio Pelicano em ténis de mesa
O Caldas Sport Clube (CSC), através da sua Academia de Ténis de Mesa, vai levar a efeito no dia 26 de outubro, no Pavilhão da Mata – Sala Dr. Calheiros Viegas, o 1º Torneio Pelicano – Cidade Caldas da Rainha.
0 Comentários