Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Ilha da Berlenga vai ter energia renovável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A EDP Distribuição, em colaboração com a Câmara Municipal de Peniche, deu início à instalação de painéis fotovoltaicos na ilha da Berlenga, com o objetivo de providenciar uma alternativa de fornecimento de energia sustentável.
O projeto representa um investimento de cerca de 350 mil euros e contempla a instalação de painéis fotovoltaicos

A ilha da Berlenga situa-se a cerca de dez quilómetros da costa, razão pela qual o fornecimento de eletricidade é feito com recurso a geradores alimentados a diesel. O projeto ‘Berlenga Sustentável’ pretende substituir o combustível por fontes de energia renovável, garantindo a qualidade do serviço e a redução das emissões de dióxido de carbono. Este projeto, que representa um investimento de cerca de 350 mil euros e que deverá ficar concluído até ao final deste ano, contempla a instalação de painéis fotovoltaicos numa zona rochosa, localizada por cima do bairro dos pescadores, numa área de cerca de 390 metros quadrados, bem como um sistema de armazenamento da energia e um equipamento que permitirá o controlo e a monitorização remotos. “Através deste projeto, em tempo de transição energética, foi possível encontrar uma solução energética mais eficiente e sustentável a longo prazo, de modo a tornar a ilha da Berlenga uma referência. A produção de energia através dos painéis fotovoltaicos veio também dar um importante contributo para a preservação do património natural da ilha”, garantiu João Torres, presidente da EDP Distribuição. “A ilha da Berlenga é uma pérola do território nacional e especialmente do nosso concelho. Utilizar os seus recursos naturais para, de forma sustentável e eficiente, alterar radicalmente o modelo de produção de energia elétrica na ilha, é uma demostração inequívoca de como se pode contribuir para minimizar as alterações climáticas ao mesmo tempo que se melhora as condições de segurança e de fornecimento de energia elétrica às populações”, referiu Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo

Morreu velha glória do Caldas

Velha glória do Caldas Sport Clube e antigo treinador das equipas de formação do clube, Valdir Ferreira, de 71 anos, morreu no passado fim de semana.

valdir