A ilha da Berlenga situa-se a cerca de dez quilómetros da costa, razão pela qual o fornecimento de eletricidade é feito com recurso a geradores alimentados a diesel. O projeto ‘Berlenga Sustentável’ pretende substituir o combustível por fontes de energia renovável, garantindo a qualidade do serviço e a redução das emissões de dióxido de carbono. Este projeto, que representa um investimento de cerca de 350 mil euros e que deverá ficar concluído até ao final deste ano, contempla a instalação de painéis fotovoltaicos numa zona rochosa, localizada por cima do bairro dos pescadores, numa área de cerca de 390 metros quadrados, bem como um sistema de armazenamento da energia e um equipamento que permitirá o controlo e a monitorização remotos. “Através deste projeto, em tempo de transição energética, foi possível encontrar uma solução energética mais eficiente e sustentável a longo prazo, de modo a tornar a ilha da Berlenga uma referência. A produção de energia através dos painéis fotovoltaicos veio também dar um importante contributo para a preservação do património natural da ilha”, garantiu João Torres, presidente da EDP Distribuição. “A ilha da Berlenga é uma pérola do território nacional e especialmente do nosso concelho. Utilizar os seus recursos naturais para, de forma sustentável e eficiente, alterar radicalmente o modelo de produção de energia elétrica na ilha, é uma demostração inequívoca de como se pode contribuir para minimizar as alterações climáticas ao mesmo tempo que se melhora as condições de segurança e de fornecimento de energia elétrica às populações”, referiu Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche.
Ilha da Berlenga vai ter energia renovável
30 de Outubro, 2019
A EDP Distribuição, em colaboração com a Câmara Municipal de Peniche, deu início à instalação de painéis fotovoltaicos na ilha da Berlenga, com o objetivo de providenciar uma alternativa de fornecimento de energia sustentável.
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Caminhada “Outubro Rosa”
Mais de 250 pessoas participaram na Caminhada “Outubro Rosa” para a sensibilização e prevenção do cancro da mama, realizada no passado dia 13, na cidade das Caldas da Rainha.
Ação de formação/workshop sobre polinizadores
Vai decorrer no dia 19 de outubro, no Paul de Tornada, uma ação de formação/workshop sobre polinizadores, integrando um conjunto de iniciativas promovidas pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.
Exposição de modelismo naval
O Baú de Memórias - Espaço cultural de Alfeizerão abriu ao público uma exposição de modelismo naval de Jorge Abreu, que estará patente até ao final de novembro.
0 Comentários