Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C

Alunos da ESRBP participaram no “Ocean Open Day”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) do IPL Leiria proporcionou no passado mês aos alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP) uma visita recheada de atividades, com o objetivo de dar a conhecer um pouco melhor o mar e as áreas da ciência que se dedicam ao seu estudo e preservação.
Estudantes da Rafael Bordalo Pinheiro foram convidados a participar no evento “Ocean Open Day” na ESTM em Peniche

A visita de estudo envolveu 60 alunos do 10.º ano, turmas CT1 e CT2, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A. Teve como principal objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de atividades experimentais de Biologia e Química

Posteriormente, na disciplina de português, os alunos da turma 10.º CT2 redigiram uma reportagem sobre a visita, na modalidade de trabalho de grupo.

Segundo a professora de português, Teresa Belo, “além do objetivo de levar os alunos a refletir sobre as aprendizagens adquiridas, procurou-se, igualmente, sensibilizá-los para a importância dos meios de comunicação, com enfoque na imprensa escrita”.

Por esse motivo, pediu aos alunos que, nos seus trabalhos, procurassem respeitar as características deste género jornalístico, incluindo o grafismo mais “tradicional”.

No decorrer do dia, realizaram-se várias atividades nos laboratórios daquela instituição do ensino superior. Os alunos foram divididos em grupos para que todas as experiências pudessem ser realizadas dentro do tempo previsto e de modo organizado.

Na ESTM os alunos da ESRBP participaram em diversas atividades centradas nas áreas da bioquímica e da microbiologia marinha.

Extração de antocianinas da beterraba

Numa das atividades os alunos tiveram a oportunidade de extrair antocianinas da beterraba com recurso a 4 tubos de ensaio onde colocaram 4 substâncias diferentes juntamente com um palito de beterraba. Segundo o comunicado de um dos grupos de alunos, “esta atividade laboratorial coordenada pela Doutora Teresa Mouga teve o objetivo de extrair os pigmentos naturais que dão a característica cor rosa à beterraba e observar a sua variação na presença de diferentes substâncias. Os tubos foram numerados respetivamente com a sua ordem de preparação. Onde a pigmentação foi maior foi na presença de água fervida com beterraba isto significa que o melhor método para extrair as antocianinas é a temperatura.”.

Além de outras atividades laboratoriais, os estudantes visitaram a exposição “Plastic Free Ocean” da associação MarMeu. Tratou-se de uma mostra preenchida por diversas esculturas obtidas de plásticos recolhidos nas praias da região com o objetivo de alertar e sensibilizar os alunos para a quantidade de resíduos que acaba nelas e no mar.

“O uso de plásticos e falta de cuidados na reciclagem é abundante e esta exposição remete exatamente para isso com a demonstração de materiais utilizados diariamente como cotonetes, copos de plástico e rolhas”, relataram os alunos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Capitania recomenda distanciamento de tubarões azuis na Lagoa de Óbidos

A Capitania do Porto de Peniche emitiu um aviso a relatar o avistamento na Lagoa de Óbidos de dois exemplares da espécie tintureira/tubarão azul com cerca de dois metros de comprimento, alertando que “desconhecendo-se a sua eventual perigosidade para os humanos, sugere-se manter a devida distância de segurança”.

tintureiras

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas