Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C

Exploração de petróleo cancelada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis atualizou recentemente o mapa de licenças / concessões de prospeção e produção de petróleo em Portugal, dando conta do cancelamento dos quatro contratos que estavam localizados na Bacia de Peniche com o consórcio Repsol / Kosmos / Galp / Partex.

Para o movimento Peniche Livre de Petróleo, “é uma boa notícia para toda a faixa litoral Lisboa – Porto, para a qual contribuímos bastante”. “A 23 de dezembro faz um ano que entregámos uma petição na Assembleia da República (AR) pelo cancelamento de todos os contratos localizados na faixa Lisboa – Porto, em terra e no mar, mas infelizmente esta petição não perde a sua relevância, pois os contratos localizados em terra ainda estão em vigor, na Bacia Lusitânica, numa faixa litoral que se estende de Caldas da Rainha a Soure e que está entregue à empresa Australis. A petição encontra-se em apreciação, aguardando subida a Plenário da AR. Assim, esperamos que a AR acolha a nossa proposta e cancele efetivamente os restantes contratos”, refere o movimento Peniche Livre de Petróleo.

O movimento apela a todas as Câmaras Municipais (Pombal, Soure, Leiria, Marinha Grande, Batalha, Nazaré, Alcobaça, Porto de Mós, Caldas da Rainha, Santarém e Rio Maior) cujo território está incluído nos contratos com a Australis – denominados Pombal e Batalha – que manifestem publicamente a sua oposição à instalação da indústria petrolífera.

Apela também ao Governo para que “promova seriamente a transição energética para as energias renováveis”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas