Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
12° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
12° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C

Silly season todo o ano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quis um determinado livro para levar para férias e fui à livraria do centro comercial mais próximo. Uma livraria de franchise com duas grandes montras enfeitadas com vistosas capas com os autores e os títulos em relevo.

Ao meio das duas montras, a porta. Apesar de a manhã já ir a mais de meio, a porta estava obstruída pela grade metálica de segurança. Dentro da livraria, os dois funcionários habituais e um indivíduo em fato-macaco aparentavam estar a resolver o problema da grade.

Estas livrarias são como as secções de peças dos concessionários de automóveis: nunca têm o que é preciso, pelo que temos sempre que encomendar. Este modo de fazer negócio acabará por extinguir a maioria das lojas físicas, pois, encomendar por encomendar, é mais cómodo fazê-lo em casa através da internet. No entanto, como sou do tempo de antes da internet, continuo a ter a esperança de adquirir o que preciso diretamente na loja.

Esperei os minutos suficientes até concluir que os esforços do presumível técnico não dariam resultado tão depressa e, através da grade, consegui chamar a atenção de um dos funcionários e perguntei-lhe se havia ali o tal livro.

— Como vê, temos aqui um problema. Só posso atendê-lo quando a livraria abrir — a resposta pronta do funcionário.

— Claro — disse-lhe eu em modo paciente —, mas o que lhe estou a pedir é que me informe se tem o livro para eu decidir se vale a pena ficar aqui à espera que o problema da grade se resolva.

— Ah… sim… bom, então vou ver — o funcionário afastando-se com ar contrariado.

Depois de outro tanto à espera, o funcionário, mantendo-se agora a uma distância prudente da grade, informou-me que sim, em princípio havia o livro, mas, de certeza, só mesmo quando a livraria abrisse. É claro que me ocorreu dizer-lhe que aquela resposta era completamente estúpida, pois só podia haver duas hipóteses, ou tinha ou não tinha. Havia o livro em princípio? Mas como me respondeu à distância e com ar de estar em trânsito, apenas lhe virei as costas e fui à procura de outra livraria.

Lembrei-me de uma antiga livraria de rua que ficava ali perto. A porta aberta dava para um pequeno espaço pejado de um sortido indescritível de livros empilhados, quase submergindo o pequeno balcão presidido por uma solitária senhora idosa.

— Acho que tenho esse livro. Prefere a edição de bolso? — responde a dona da pequena livraria, despertando da modorra e começando a esquadrinhar as caóticas pilhas de livros mais próximas.

Não foi preciso esperar muito até me certificar de que a senhora não fazia ideia que livros ali tinha. Seria idiota ficar à espera que ela encontrasse por puro acaso, no meio daquela imensa desorganização, a obra que eu queria.

— Deixe estar, minha senhora, obrigado.

— Pois, olhe, desculpe. há de estar por aqui… mas não o vejo.

Muito se fala no país bipolar que nós somos, da oscilação fácil e contraproducente entre extremos de euforia motivada por qualquer frivolidade e a mais profunda melancolia pessimista perante a recorrente austeridade e consequente privação. Mas o pior é a ineficácia, que é permanente, ubíqua, e está sempre em alta, que resulta da indiferença lerda de uns, e do amadorismo pasmado de outros.

Francisco Martins da Silva

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Solidariedade de Vidais com São Tomé e Príncipe

O ex-presidente de Junta e de Assembleia de Freguesia de Vidais, José António, está em São Tomé e Príncipe numa viagem em que levou cadernos e livros, lápis, canetas e diversos materiais escolares, para oferecer às crianças locais, muito carenciadas em quase todos os aspetos.

vidais

Torneio de voleibol em Óbidos

Óbidos foi uma vez mais palco de um torneio de voleibol, no passado dia 4, no Pavilhão Municipal, num evento levado a cabo pela secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos, que já organizou dez torneios de voleibol desde o início deste projeto a 1 de setembro de 2022.

feminino

Veteranos obidenses perdem com Amigos do Vólei de Leiria

A equipa de voleibol do escalão de veteranos masculinos da Associação Desportiva de Óbidos recebeu a equipa dos Amigos do Vólei de Leiria, no Pavilhão Municipal de Óbidos, respeitante à 10ª jornada do campeonato de voleibol de veteranos masculinos, tendo perdido por 1-3 (parciais de 17-25, 22-25, 25-21 e 25-27).

veteranos