Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Condenado a quatro anos de prisão por ficar com dinheiro de junta de freguesia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Tribunal de Leiria condenou a quatro anos de prisão e a uma multa de 900 euros o anterior presidente da junta de freguesia de Famalicão da Nazaré pela prática de dois crimes de peculato. A pena ficará suspensa se pagar, no prazo de três anos, a quantia de 7.823,72 euros, correspondente à vantagem patrimonial obtida pelas irregularidades cometidas.

O acórdão deu como assente que Abílio Romão, na qualidade de presidente de Junta, contatou com o gerente de uma empresa de Alcobaça, solicitando um orçamento para construção de um pavilhão. Após elaboração e entrega do orçamento, no dia 25 de maio de 2009, o arguido deu instruções ao tesoureiro da Junta de Freguesia para assinar um cheque no valor de cinco mil euros, alegando que serviria para proceder ao pagamento do início da obra da construção do pavilhão.

Na posse do cheque, no dia seguinte, deslocou-se à dependência da Caixa Geral de Depósitos da Nazaré, apresentou-o a desconto e recebeu do funcionário bancário a quantia, que fez sua.

No dia 4 de setembro de 2013, ordenou a uma administrativa da Junta de Freguesia que emitisse uma ordem de pagamento das taxas de inscrição de futebol de salão dos atletas de uma coletividade à Associação de Futebol de Leiria. Foi entregue ao arguido a ordem de pagamento, no montante de 2 823,72 euros, que usou em proveito próprio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).