Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C

Unidades de saúde concorrem à Missão Continente Sorriso

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha, candidatou-se à Missão Continente Sorriso com o projeto “À distância de um clique”.
O projeto da USF Rainha Dona Leonor envolve “telecontactos” via “skype” com as recém-mamãs

Este projeto envolve a realização de “telecontactos”, interativos, via “skype”, com as “nossas puérperas (mães que tiveram bebé), efetuados pelas nossas equipas (médico e/ou enfermeiro), promovendo a literacia, a promoção em saúde e o aleitamento materno”.

Segundo Isabel Ramos, médica na USF Rainha Dona Leonor, decidiram candidatar-se ao concurso Missão Continente Sorriso porque tem uma “ampla divulgação e constitui uma oportunidade de obter orçamentos para realizar projetos que, de outro modo, seriam quase que impossíveis”.

Os projetos foram agrupados por distrito, e a votação online, que vale 20%, decorreu entre 2 de novembro a 31 de dezembro. A USF Rainha D. Leonor conseguiu cerca de onze mil votos.

Após a votação online, os projetos serão avaliados pelo júri Missão Continente Sorriso, que vale 80%. Os projetos vencedores serão divulgados em fevereiro.

Nesta era em que a tecnologia impera e em que o acesso à informação é generalizada, a USF Rainha Dona Leonor propôs-se “a estabelecer uma via de comunicação fácil e rápida com as nossas puérperas, num período em que estas mais necessitam de apoio especializado, de informação técnica prestada por profissionais de saúde”.

Com o projeto pretendem através do programa “skype” contactar com as puérperas (e pais dos recém-nascidos) numa fase em que a sua deslocação à USF se torna mais difícil e numa altura em que “a necessidade de obter informação é muito grande”. “O objetivo é efetuar contactos e não consultas, aumentando os conhecimentos em saúde, promovendo o aleitamento materno e diminuindo o recurso às unidades de saúde”.

O intuito é “informar a recente mãe (e pai), ajudá-la e, particularmente, capacitá-la, tranquilizá-la/los, criar uma cultura de saúde e de bem-estar, auto responsabilizar a família/casal, aumentar a capacidade de gestão da sua saúde e da do filho, transmitir competência e liberdade”.

“Queremos que a nossa puérpera saiba que tem, à distância de um clique, a sua equipa de saúde, médico e/ou enfermeiro”, explicou a médica na USF Rainha Dona Leonor. “É um projeto inovador, apostando na “utilização da internet, acessível a todos, simples e que tem como alvo uma faixa especial da população, que, dada a sua particularidade, é muito sensível a atividades de promoção da saúde”, adiantou.

Para Isabel Ramos, “o resultado obtido é excelente, embora não tanto como desejássemos, mas constitui um incentivo para continuar”.

No distrito de Leiria ao concurso “Missão Sorriso houve duas candidaturas. Além da USF Rainha Dona Leonor, também a Unidade de Saúde Pública Zé Povinho do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte apresentou um projeto, que recolheu quase 36 mil votos.

Intitulado “Os Silva – Vivendo Familiarmente”, o projeto de promoção da Saúde Familiar pretende a adaptação a filme de uma peça criada pelo grupo de teatro da Escola Secundária de Peniche por proposta do projeto Familiarmente do ACeS Oeste Norte sobre a família, conjugado com a realização de colóquios.

O investimento total previsto é de 29 200 euros e o pedido de financiamento é de 14 000 euros

O concurso anual “Missão Sorriso” tem como objetivo apoiar a saúde familiar através da promoção da saúde materno-infantil em Portugal.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homenagem à água no Hospital Termal

"Pela água é que vamos" foi um momento de homenagem à água, fonte da vida, promovido pelo Município das Caldas da Rainha no dia 29 de abril, no Hospital Termal, com interpretação de Inês Fouto, acompanhada pelo músico Joaquim António Silva e pela flautista Cristina Louro.

ines

AD Óbidos e Catarinense empatam

A AD Óbidos recebeu o Catarinense a contar para a última jornada do campeonato distrital de futsal no escalão de infantis, tendo empatado a quatro bolas.

infantis

Unidade Local de Saúde do Oeste melhora processo cirúrgico

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) encontra-se em processo de certificação de um programa inovador que tem impacto em todas as fases do processo cirúrgico, desde a preparação pré-operatória até ao período pós-alta, com o objetivo de otimizar a recuperação, reduzir o tempo de internamento hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

cirurgia