Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
15° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C

Transferência de competências

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os acordos para a delegação de competências e transferência de verbas, celebrados com a freguesia do Nadadouro estabelecem critérios de atribuição de verbas demasiado vagos e alargados. Apenas dois exemplos para confirmar isso mesmo. Tanto a limpeza de vias e espaços públicos como a sinalização têm por base a população de cada freguesia, critérios que devem ser colocados em último, quando analisamos a delegação destas competências

Uma freguesia que tenha menos população não pode ter mais necessidade de limpeza das suas vias? A quantidade de população é definidora do nível de asseio da freguesia? Sabemos bem que não.

É o número de pessoas que habitam uma freguesia, definidor da necessidade de sinalização ou será o relatório de sinalização a estabelecer essa necessidade? Talvez nas freguesias onde ainda se pensa que conduzimos pelo “costume” e não por regras o relatório de sinalização não faça muito sentido.

O fundamental no estabelecimento de um acordo não é apenas a questão do “dinheirinho” e quem assim pensa, revela alguma ignorância. A forma como as verbas serão aplicadas, assim como a suficiência de verbas e de recursos humanos e a igualdade de tratamento entre todos são de idêntica importância.

Os referidos acordos preveem ainda a elaboração de estudos, relatórios e outros documentos, que servirão de avaliação à execução destes acordos. Tendo em conta a apetência demonstrada pelos vários órgãos autárquicos, para elaborar relatórios e cumprir prazos, devemos apreciar com cautela esta boa intenção, mas estaremos atentos à emissão destes documentos.

Uma questão colocada pelos membros do MPN na Assembleia de Freguesia, onde foram discutidos os referidos acordos, tem a ver com o facto de num dos considerandos se afirmar que a avaliação da execução dos protocolos de delegação de competências, celebrados anteriormente, é francamente positiva.

Será esta uma opinião pessoal? Onde está a base documental para sustentar esta afirmação?

Não nos parece que a população do Nadadouro concorde com estas afirmações e o estado em que muitas infra estruturas da freguesia se encontram, também não denotam nada de positivo.

Movimento pelo Nadadouro

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bazar à Noite

Uma edição especial do Bazar à Noite, a propósito do Congresso Internacional de Cerâmica, tem lugar na Praça da Fruta, no dia 18 de setembro, entre as 17h00 e as 23h00.

19º aniversário da Fonte Santa

A Fonte Santa - Centro Social da Serra do Bouro celebra o 19º aniversário no dia 15 de setembro, com uma caminhada e almoço.