Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C

Apanhada dupla que fazia carjacking e assaltava bombas de gasolina

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A dupla suspeita de ter assaltado há um mês o jogador do Sporting, André Santos, pelo método de carjacking, ficou na passada quarta-feira em prisão preventiva, após ter sido presente ao juiz de instrução criminal do Tribunal das Caldas da Rainha. Os indivíduos, de 21 e 26 anos, com residência no Bombarral, terão estado envolvidos em cerca de duas dezenas de assaltos a bombas de gasolina na região Oeste, em Leiria e Lisboa, e vão aguardar julgamento no estabelecimento prisional de Leiria.
Dupla presente ao tribunal das Caldas (foto Carlos Barroso)

Tratou-se de uma operação conjunta das diretorias de Leiria e Lisboa e Vale do Tejo, que pôs cobro a um extenso rol de crimes associados à dupla, alguns dos quais com ameaça de morte das vítimas.

Foi o caso do médio do Sporting, que esteve emprestado ao Deportivo da Corunha, em Espanha, na última época, que teve uma caçadeira apontada ao corpo antes de ficar sem o seu carro, em Sobreiro Curvo, Torres Vedras, quando estava de férias na sua terra natal.

O futebolista do Sporting estava de regresso a casa de familiares em Torres Vedras, de onde o jogador é natural, quando, na noite de 11 de junho, foi surpreendido na localidade de Sobreiro Curvo pelos dois suspeitos, encapuzados e armados com uma caçadeira, na altura em que tinha parado o seu luxuoso carro de alta cilindrada – um Mercedes CLK 270 CDI, avaliado em cerca de 40 mil euros – para levantar dinheiro numa caixa multibanco.

Foi abordado pelos dois homens, que o empurraram e ameaçaram-no empunhando caçadeiras. André Santos, de 24 anos, não ofereceu resistência e ficou sem o veículo, não sofrendo quaisquer ferimentos.

Os larápios levaram ainda dinheiro, telemóveis e um computador portátil que estava na viatura, que foi usada em vários crimes e que ficou bastante danificada na sequência de um despiste na A8, após terem invadido uma bomba de gasolina

Na mesma noite em que assaltou o jogador do Sporting, a dupla deslocou-se até às Caldas da Rainha e protagonizou outro assalto à mão armada no posto de combustível da Repsol a caminho da Zona Industrial. O funcionário foi ameaçado e ficou sem o dinheiro que estava na caixa.

Os detidos protagonizaram diversos roubos por carjacking e usaram os carros roubados para efetuarem os cerca de vinte crimes de que são suspeitos. Num dos carjackings, um dos assaltantes disparou uma caçadeira contra o condutor que resistiu ao roubo e que necessitou de tratamento hospitalar.

Elementos da PJ de Leiria capturaram os suspeitos no Bombarral na tarde do passado dia 2 e levaram os suspeitos na manhã seguinte ao tribunal das Caldas da Rainha, de onde saíram a meio da tarde, após o primeiro interrogatório judicial, com a medida de coação mais grave.

Apesar de serem suspeitos em vários processos, a apresentação para constituição de arguidos apenas é feita uma única vez, mas os interrogatórios, pelos inspetores da Polícia Judiciária, vão prosseguir, uma vez que há pormenores sobre as ocorrências que ainda estão por ser apurados.

Os dois homens, sem profissão, e com antecedentes criminais por roubo, são suspeitos dos crimes de roubo agravado, detenção de armas proibidas, incêndio, furto e falsificação.

Em comunicado, a PJ explicou que a dupla de assaltantes se apoderou de cinco automóveis através do método de “carjacking”, os quais foram utilizados em roubos a postos de abastecimento de combustíveis, num total de “dezoito eventos criminosos com recurso a armas de fogo”.

As detenções ocorreram na sequência de ações policiais de recolha de prova, decorrentes da atividade ilícita dos suspeitos entre 25 de maio e 30 de junho, especialmente na região Oeste.

No decurso da investigação foi apreendido material usado nos assaltos, nomeadamente três espingardas caçadeiras com canos serrados, um revólver, munições, luvas, gorros do tipo passa-montanhas, três automóveis e chapas de matrículas furtadas.

As autoridades conseguiram recuperar os cinco carros roubados, dois deles parcialmente destruídos pelos assaltantes, através de incêndio provocado e em consequência de acidente de viação, assim como dinheiro e diversos artigos provenientes da atividade criminosa.

Entretanto, na sequência das investigações, foi detido nas Caldas da Rainha, pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ, um mecânico de 38 anos, pela presumível autoria dos crimes de recetação e de falsificação.

O suspeito foi encontrado na posse de cinco veículos automóveis furtados em Portugal e em Espanha, um deles com alteração de elementos identificativos. O detido ficou com Termo de Identidade e Residência (TIR).

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

O 25 de Abril foi feito por jovens 

“O 25 de Abril foi feito por jovens de 20 a 29 anos”, disse Amílcar Coelho, um dos rapazes dos tanques no 25 de abril de 1974, que foi um dos oradores da conferência que assinalou os 50 anos da Revolução dos Cravos, que decorreu no passado dia 24 no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, organizada pelo Conselho da Cidade em parceria com o município das Caldas da Rainha.

25

Capitania recomenda distanciamento de tubarões azuis na Lagoa de Óbidos

A Capitania do Porto de Peniche emitiu um aviso a relatar o avistamento na Lagoa de Óbidos de dois exemplares da espécie tintureira/tubarão azul com cerca de dois metros de comprimento, alertando que “desconhecendo-se a sua eventual perigosidade para os humanos, sugere-se manter a devida distância de segurança”.

tintureiras

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1