Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
14° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
14° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Oficina – Algas: do mar ao prato

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A meteorologia ajudou para que a Oficina “Algas: do mar ao prato”, que se realizou no dia 23 de junho, decorresse da melhor maneira. Programada para dia e hora de maré baixa em tempo de lua cheia (na lua cheia e lua nova as marés têm maior amplitude), um grupo animado de gastrónomos e apaixonados pela natureza pôde observar a rica diversidade de algas da costa na praia de S. Bernardino (Peniche), sob a orientação da professora Teresa Mouga, bióloga e diretora da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e da ajuda de uma ex-bolseira, mestre Inês Rodrigues.
Identificação de alga recolhida

Esta atividade inseriu-se no âmbito do CREIAS Oeste – Centro Regional de Educação e Inovação associada à Sustentabilidade do Oeste, dos quais o Movimento Pró Informação e Cidadania e Ambiente (MPI) e a ESTM são parceiros, e teve ainda o apoio do Rotary Club de Peniche.

O consumo de algas pela população foi uma realidade até ao período da 2ª guerra mundial, tendo caído no esquecimento, mas pelas excecionais características nutricionais (completo e elevado teor em aminoácidos, elevado teor em vitaminas e minerais) e excecionais propriedades antioxidantes “deveriam ser reconhecidas na nossa gastronomia”, sustentou Alexandra Azevedo, presidente da direção do MPI e membro da Comissão Dinamizadora do CREIAS Oeste.

Teresa Mouga alertou para a recolha consciente deste recurso através do uso de tesoura ou faca para se cortar apenas as lâminas e talos permitindo assim a regeneração da alga, sendo o ideal o seu cultivo. Apesar da diversidade presente a quantidade disponível é inferior à que se registava há algumas décadas atrás, o que revela também o estado do oceano ameaçado pela sobrepesca, em particular a pesca de arrasto, e pela poluição.

Na sede do Rotary Club de Peniche decorreu o restante programa da oficina, em que os participantes puderam conhecer alguns “segredos” culinários colaborando na confeção de pratos, a que se seguiu um almoço com uma ementa variada em que as algas foram ingrediente obrigatório.

Concluiu-se a oficina com um momento de esclarecimento de dúvidas e partilha de conhecimentos por colaborador desta oficina, Luís Fonseca, médico residente em Peniche e um aficionado pelas algas, com uma experiência acumulada na recoleção, seu uso noutras regiões (como os Açores e países europeus) e no estudo, apresentando uma considerável biblioteca sobre o tema.

“Procurou-se alertar para os graves problemas associados à produção intensiva dos alimentos, à padronização da dieta na já conhecida por dieta ocidental, onde predominam os alimentos de origem animal, os cereais refinados, alimentos transgénicos e uma panóplia de aditivos, muitos dos quais artificiais, apresentando como alternativa uma dieta que valorize os recursos naturais locais e a produção de alimentos sustentável”, referiu Alexandra Azevedo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Grupo Desportivo do Landal inicia época

O Grupo Desportivo do Landal dá início à época desportiva 2024/25 no dia 14 de setembro, nos Casais da Serra, onde se localiza o pavilhão gimnodesportivo.

landal

Cinema ao ar livre em Alvorninha

No dia 21 de setembro, às 21h30, o “CCC Fora de Portas” estará em Alvorninha para uma sessão de cinema ao ar livre, com exibição do filme “Há Festa na Aldeia”, de Jacques Tati.

cinema

CCC acolhe ciclo “Elas Fazem Filmes”

O Centro Cultural e de Congresso colocou Caldas da Rainha no roteiro de 14 cidades que vão acolher o ciclo “Elas Fazem Filmes”, desenvolvido pela Associação MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento.

elas