Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 32° C
20° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 34° C
20° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 37° C

Oficina – Algas: do mar ao prato

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A meteorologia ajudou para que a Oficina “Algas: do mar ao prato”, que se realizou no dia 23 de junho, decorresse da melhor maneira. Programada para dia e hora de maré baixa em tempo de lua cheia (na lua cheia e lua nova as marés têm maior amplitude), um grupo animado de gastrónomos e apaixonados pela natureza pôde observar a rica diversidade de algas da costa na praia de S. Bernardino (Peniche), sob a orientação da professora Teresa Mouga, bióloga e diretora da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e da ajuda de uma ex-bolseira, mestre Inês Rodrigues.
Identificação de alga recolhida

Esta atividade inseriu-se no âmbito do CREIAS Oeste – Centro Regional de Educação e Inovação associada à Sustentabilidade do Oeste, dos quais o Movimento Pró Informação e Cidadania e Ambiente (MPI) e a ESTM são parceiros, e teve ainda o apoio do Rotary Club de Peniche.

O consumo de algas pela população foi uma realidade até ao período da 2ª guerra mundial, tendo caído no esquecimento, mas pelas excecionais características nutricionais (completo e elevado teor em aminoácidos, elevado teor em vitaminas e minerais) e excecionais propriedades antioxidantes “deveriam ser reconhecidas na nossa gastronomia”, sustentou Alexandra Azevedo, presidente da direção do MPI e membro da Comissão Dinamizadora do CREIAS Oeste.

Teresa Mouga alertou para a recolha consciente deste recurso através do uso de tesoura ou faca para se cortar apenas as lâminas e talos permitindo assim a regeneração da alga, sendo o ideal o seu cultivo. Apesar da diversidade presente a quantidade disponível é inferior à que se registava há algumas décadas atrás, o que revela também o estado do oceano ameaçado pela sobrepesca, em particular a pesca de arrasto, e pela poluição.

Na sede do Rotary Club de Peniche decorreu o restante programa da oficina, em que os participantes puderam conhecer alguns “segredos” culinários colaborando na confeção de pratos, a que se seguiu um almoço com uma ementa variada em que as algas foram ingrediente obrigatório.

Concluiu-se a oficina com um momento de esclarecimento de dúvidas e partilha de conhecimentos por colaborador desta oficina, Luís Fonseca, médico residente em Peniche e um aficionado pelas algas, com uma experiência acumulada na recoleção, seu uso noutras regiões (como os Açores e países europeus) e no estudo, apresentando uma considerável biblioteca sobre o tema.

“Procurou-se alertar para os graves problemas associados à produção intensiva dos alimentos, à padronização da dieta na já conhecida por dieta ocidental, onde predominam os alimentos de origem animal, os cereais refinados, alimentos transgénicos e uma panóplia de aditivos, muitos dos quais artificiais, apresentando como alternativa uma dieta que valorize os recursos naturais locais e a produção de alimentos sustentável”, referiu Alexandra Azevedo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Concerto nas Caldas leva Rio Maior a mudar artista

Devido a “questões contratuais”, a Câmara Municipal de Rio Maior viu-se “forçada a denunciar o acordo que tinha com a agente do artista David Carreira”, previsto para atuar no dia 31 de agosto na Frimor 2024 (Feira da Cebola), isto porque a autarquia diz ter sido confrontada “com o anúncio da presença do referido artista na Frutos 2024 em Caldas da Rainha, uma semana antes de estar na Frimor”.

david

Novo Gabinete de Atendimento ao Munícipe

Na passada segunda-feira entrou em funcionamento, no rés-do-chão do edifício da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, o Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM), com o objetivo de prestar serviço de atendimento de primeira linha, apoio e informações aos munícipes de forma centralizada.