Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
9° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
EDITORIAL

Que 2013?

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Passou dezembro e o mundo não acabou. Afinal, as profecias dos maias não se concretizaram ou, então, a tradução que fizeram da sua linguagem não foi a melhor. Fizeram-se filmes com mensagens assustadoras, apocalípticas do fim do mundo. Pelo mundo fora, seitas e crentes nas profecias construíram bunkers para preservarem as suas famílias do caos e da morte.

Nós, portugueses, que somos pessimistas, por natureza, vamos lendo, à socapa, as previsões de economistas, politólogos, comentadores e até astrólogos para saber o que nos reserva 2013. A passagem de ano é uma espécie de “Caixa de Pandora”: tudo o que é menos bom poderá sair lá de dentro, mas no fim fica sempre a esperança de que dias melhores hão de vir.

Não sabemos o que fizemos de errado para que o nosso povo esteja a ser tão castigado. “Cada povo tem o governo que merece”- que fizemos nós para merecer tão grande castigo? Avizinham-se aumentos da luz, do gás e, sabe-se lá, quantos mais. Os ordenados, para quem ainda os tem, são cada vez mais pequenos.

Talvez tenhamos muito a aprender com outros povos que vivem, sem sofrer por antecipação: arroz com feijão no prato, samba no pé e “um dia de cada vez”…

No último dia do ano, hão de saltar as rolhas de champanhe e contar-se as passas, como de costume. Os votos para o ano que, agora, começa hão de surgir nas redes sociais, através dos sms e das chamadas telefónicas feitas à pressa: paz, amor, saúde, felicidade… Enfim, tudo aquilo que cada um de nós deseja para si próprio e que, neste dia, também deseja aos outros.

Aos políticos que, supostamente, nos governam desejamos que se lembrem que nós, portugueses, somos pessoas, com nome e vida própria. Não somos meros números fiscais ou dados para a estatística. Somos um povo de lutadores que sobrevivem a maus ventos e más marés, mas que estamos cansados de tanto desgoverno e de andar à deriva.

Para si, que nos acompanha no site, no facebook, em papel e nos dá o privilégio da sua preferência, desejamos um feliz Ano Novo e a concretização dos seus mais secretos desejos. A todos os nossos parceiros, anunciantes, atuais e futuros assinantes, desejamos um Próspero Ano Novo. A todos os órgãos de comunicação social que fazem a cobertura das notícias da nossa Região, desejamos bons negócios e bom trabalho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1