Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 13° C
EDITORIAL

Que 2013?

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Passou dezembro e o mundo não acabou. Afinal, as profecias dos maias não se concretizaram ou, então, a tradução que fizeram da sua linguagem não foi a melhor. Fizeram-se filmes com mensagens assustadoras, apocalípticas do fim do mundo. Pelo mundo fora, seitas e crentes nas profecias construíram bunkers para preservarem as suas famílias do caos e da morte.

Nós, portugueses, que somos pessimistas, por natureza, vamos lendo, à socapa, as previsões de economistas, politólogos, comentadores e até astrólogos para saber o que nos reserva 2013. A passagem de ano é uma espécie de “Caixa de Pandora”: tudo o que é menos bom poderá sair lá de dentro, mas no fim fica sempre a esperança de que dias melhores hão de vir.

Não sabemos o que fizemos de errado para que o nosso povo esteja a ser tão castigado. “Cada povo tem o governo que merece”- que fizemos nós para merecer tão grande castigo? Avizinham-se aumentos da luz, do gás e, sabe-se lá, quantos mais. Os ordenados, para quem ainda os tem, são cada vez mais pequenos.

Talvez tenhamos muito a aprender com outros povos que vivem, sem sofrer por antecipação: arroz com feijão no prato, samba no pé e “um dia de cada vez”…

No último dia do ano, hão de saltar as rolhas de champanhe e contar-se as passas, como de costume. Os votos para o ano que, agora, começa hão de surgir nas redes sociais, através dos sms e das chamadas telefónicas feitas à pressa: paz, amor, saúde, felicidade… Enfim, tudo aquilo que cada um de nós deseja para si próprio e que, neste dia, também deseja aos outros.

Aos políticos que, supostamente, nos governam desejamos que se lembrem que nós, portugueses, somos pessoas, com nome e vida própria. Não somos meros números fiscais ou dados para a estatística. Somos um povo de lutadores que sobrevivem a maus ventos e más marés, mas que estamos cansados de tanto desgoverno e de andar à deriva.

Para si, que nos acompanha no site, no facebook, em papel e nos dá o privilégio da sua preferência, desejamos um feliz Ano Novo e a concretização dos seus mais secretos desejos. A todos os nossos parceiros, anunciantes, atuais e futuros assinantes, desejamos um Próspero Ano Novo. A todos os órgãos de comunicação social que fazem a cobertura das notícias da nossa Região, desejamos bons negócios e bom trabalho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festival das Sopas ajuda jovens

O I Festival das Sopas vai realizar-se no Centro Paroquial de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha, no dia 18 de dezembro,pelas 13h. O evento contará com sopa da pedra, sopa de peixe, sopa de legumes e canja. Também haverá petiscos, filhós, café da avó...

Idosos com festa de natal no Nadadouro

Os utentes do cartão municipal do idoso nas Caldas da Rainha têm uma festa de natal no dia 15 de dezembro, pelas 12h, naAssociação Cultural e Recreativa do Nadadouro. As inscrições são obrigatórias até dia 12, na junta de freguesia da área de residência ou ao...

Natal Solidário do Sport Clube do Bairro

No dia 4 de dezembro realizou-se o Natal Solidário do Sport Clube do Bairro, coletividade do Bairro Senhora da Luz, emÓbidos, que conseguiu atingir os principais objetivos, que era juntar as crianças da comunidade e proporcionar uma série deatividades em que elas...

ramalho