Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
EDITORIAL

Que 2013?

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Passou dezembro e o mundo não acabou. Afinal, as profecias dos maias não se concretizaram ou, então, a tradução que fizeram da sua linguagem não foi a melhor. Fizeram-se filmes com mensagens assustadoras, apocalípticas do fim do mundo. Pelo mundo fora, seitas e crentes nas profecias construíram bunkers para preservarem as suas famílias do caos e da morte.

Nós, portugueses, que somos pessimistas, por natureza, vamos lendo, à socapa, as previsões de economistas, politólogos, comentadores e até astrólogos para saber o que nos reserva 2013. A passagem de ano é uma espécie de “Caixa de Pandora”: tudo o que é menos bom poderá sair lá de dentro, mas no fim fica sempre a esperança de que dias melhores hão de vir.

Não sabemos o que fizemos de errado para que o nosso povo esteja a ser tão castigado. “Cada povo tem o governo que merece”- que fizemos nós para merecer tão grande castigo? Avizinham-se aumentos da luz, do gás e, sabe-se lá, quantos mais. Os ordenados, para quem ainda os tem, são cada vez mais pequenos.

Talvez tenhamos muito a aprender com outros povos que vivem, sem sofrer por antecipação: arroz com feijão no prato, samba no pé e “um dia de cada vez”…

No último dia do ano, hão de saltar as rolhas de champanhe e contar-se as passas, como de costume. Os votos para o ano que, agora, começa hão de surgir nas redes sociais, através dos sms e das chamadas telefónicas feitas à pressa: paz, amor, saúde, felicidade… Enfim, tudo aquilo que cada um de nós deseja para si próprio e que, neste dia, também deseja aos outros.

Aos políticos que, supostamente, nos governam desejamos que se lembrem que nós, portugueses, somos pessoas, com nome e vida própria. Não somos meros números fiscais ou dados para a estatística. Somos um povo de lutadores que sobrevivem a maus ventos e más marés, mas que estamos cansados de tanto desgoverno e de andar à deriva.

Para si, que nos acompanha no site, no facebook, em papel e nos dá o privilégio da sua preferência, desejamos um feliz Ano Novo e a concretização dos seus mais secretos desejos. A todos os nossos parceiros, anunciantes, atuais e futuros assinantes, desejamos um Próspero Ano Novo. A todos os órgãos de comunicação social que fazem a cobertura das notícias da nossa Região, desejamos bons negócios e bom trabalho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto