Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
EDITORIAL

AS MORDOMIAS DOS POLÍTICOS

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Portugal paga, por ano, milhões de euros em subvenções vitalícias a ex parlamentares, alguns com apenas 8 anos de exercício de funções na Assembleia da Republica.

A esta benesse junta-se o subsídio de reintegração que, em 2012, prevê-se seja de 395 mil euros.

Este subsidio foi criado em 1985 e embora extinto em 2005, mantem-se para todos os que já tinham adquirido esse direito.

Os deputados tem, ainda, direito a um subsídio de alojamento para os residentes na provincia.

E, se desde o início estes pagamentos foram considerados, pela população, excessivos, agora que Portugal vive uma tão profunda crise económica/financeira torna-se, cada vez, mais gritante o desajustamento de direitos entre os políticos e a população.

Hoje já ninguém pode contar com os direitos adquiridos (emprego, reformas, pensões sociais, etc.), que são sistematicamente reduzidos, sendo por isso, de estranhar que os cortes em múltiplas benesses dos políticos, escapem perante tanta austeridade e se mantenham como se não vivessemos num país à beira da falência.

Para sombrear toda esta situação, a assembleia da República recusa divulgar os nomes dos ex deputados, beneficiários de mordomias o que demonstra falta de transparência e não honra a democracia.

Frequentemente os países do norte da europa são apontados como tendo uma democracia avançada, facto bem demonstrado há algumas semanas quando um canal de televisão mostrou alguns deputados holandeses a viver em apartamentos minusculos (T0 e T1), cujo prédio dispõe de uma lavandaria colectiva utilizada por todos.

Que belo exemplo nos dá a democracia holandesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

A diferença injustificável

Segundo o “Barómetro do Diferencial Remuneratório entre Homens e Mulheres” (DRHM), em Portugal, a diferença tem-se agravando em desfavor das mulheres, nas faixas etárias mais elevadas e no nível de escolaridade superior. Este estudo foi elaborado pelo “Observatório Género, Trabalho e Poder”, recém-criado pelo ISEG — Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa —, dirigido pela investigadora Sara Falcão Casaca.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo