Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 13° C
EDITORIAL

AS MORDOMIAS DOS POLÍTICOS

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Portugal paga, por ano, milhões de euros em subvenções vitalícias a ex parlamentares, alguns com apenas 8 anos de exercício de funções na Assembleia da Republica.

A esta benesse junta-se o subsídio de reintegração que, em 2012, prevê-se seja de 395 mil euros.

Este subsidio foi criado em 1985 e embora extinto em 2005, mantem-se para todos os que já tinham adquirido esse direito.

Os deputados tem, ainda, direito a um subsídio de alojamento para os residentes na provincia.

E, se desde o início estes pagamentos foram considerados, pela população, excessivos, agora que Portugal vive uma tão profunda crise económica/financeira torna-se, cada vez, mais gritante o desajustamento de direitos entre os políticos e a população.

Hoje já ninguém pode contar com os direitos adquiridos (emprego, reformas, pensões sociais, etc.), que são sistematicamente reduzidos, sendo por isso, de estranhar que os cortes em múltiplas benesses dos políticos, escapem perante tanta austeridade e se mantenham como se não vivessemos num país à beira da falência.

Para sombrear toda esta situação, a assembleia da República recusa divulgar os nomes dos ex deputados, beneficiários de mordomias o que demonstra falta de transparência e não honra a democracia.

Frequentemente os países do norte da europa são apontados como tendo uma democracia avançada, facto bem demonstrado há algumas semanas quando um canal de televisão mostrou alguns deputados holandeses a viver em apartamentos minusculos (T0 e T1), cujo prédio dispõe de uma lavandaria colectiva utilizada por todos.

Que belo exemplo nos dá a democracia holandesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festival das Sopas ajuda jovens

O I Festival das Sopas vai realizar-se no Centro Paroquial de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha, no dia 18 de dezembro,pelas 13h. O evento contará com sopa da pedra, sopa de peixe, sopa de legumes e canja. Também haverá petiscos, filhós, café da avó...

Idosos com festa de natal no Nadadouro

Os utentes do cartão municipal do idoso nas Caldas da Rainha têm uma festa de natal no dia 15 de dezembro, pelas 12h, naAssociação Cultural e Recreativa do Nadadouro. As inscrições são obrigatórias até dia 12, na junta de freguesia da área de residência ou ao...

Natal Solidário do Sport Clube do Bairro

No dia 4 de dezembro realizou-se o Natal Solidário do Sport Clube do Bairro, coletividade do Bairro Senhora da Luz, emÓbidos, que conseguiu atingir os principais objetivos, que era juntar as crianças da comunidade e proporcionar uma série deatividades em que elas...

ramalho