Q

Previsão do tempo

7° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 12° C
7° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
6° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C
EDITORIAL

AS MORDOMIAS DOS POLÍTICOS

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Portugal paga, por ano, milhões de euros em subvenções vitalícias a ex parlamentares, alguns com apenas 8 anos de exercício de funções na Assembleia da Republica.

A esta benesse junta-se o subsídio de reintegração que, em 2012, prevê-se seja de 395 mil euros.

Este subsidio foi criado em 1985 e embora extinto em 2005, mantem-se para todos os que já tinham adquirido esse direito.

Os deputados tem, ainda, direito a um subsídio de alojamento para os residentes na provincia.

E, se desde o início estes pagamentos foram considerados, pela população, excessivos, agora que Portugal vive uma tão profunda crise económica/financeira torna-se, cada vez, mais gritante o desajustamento de direitos entre os políticos e a população.

Hoje já ninguém pode contar com os direitos adquiridos (emprego, reformas, pensões sociais, etc.), que são sistematicamente reduzidos, sendo por isso, de estranhar que os cortes em múltiplas benesses dos políticos, escapem perante tanta austeridade e se mantenham como se não vivessemos num país à beira da falência.

Para sombrear toda esta situação, a assembleia da República recusa divulgar os nomes dos ex deputados, beneficiários de mordomias o que demonstra falta de transparência e não honra a democracia.

Frequentemente os países do norte da europa são apontados como tendo uma democracia avançada, facto bem demonstrado há algumas semanas quando um canal de televisão mostrou alguns deputados holandeses a viver em apartamentos minusculos (T0 e T1), cujo prédio dispõe de uma lavandaria colectiva utilizada por todos.

Que belo exemplo nos dá a democracia holandesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural homenageia a mulher da Nazaré

Está a nascer um novo mural dedicado à mulher nazarena e ao seu papel em diferentes áreas na sociedade local ao longo de décadas.

mural

Candidato do CDS em jornada agrícola

Na passada quarta-feira o candidato do CDS pelo distrito de Leiria, António Galvão Lucas, esteve no Bombarral, onde visitou a povoação de Pó para se inteirar das dificuldades dos produtores de bacelos, com quem conversou, seguindo-se uma visita a fruteiras da região também para saber da situação atual de produção e exportação da pérola do Bombarral, a pera rocha.

galvao

As mudanças na noite em 2022

De dia para dia, caminhamos para uma “morte lenta“ no setor da diversão noturna. A “abertura” que disponibilizaram a este setor não está a ser suficiente para capitalizar, salvar empregos, espaços, gestões e estruturas. É preciso apoio total do governo nacional,...