Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Corrida recordou importância dos burros em Ferrel

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tradição da corrida de burros reuniu 18 concorrentes, em Ferrel, Peniche, na tarde do passado sábado, despertando a atenção de cerca de dois mil visitantes, numa homenagem ao papel que os animais desempenharam na atividade económica da vila em tempos passados.

A iniciativa surgiu há mais de quatro décadas, com a intenção de “mostrar a importância” de um dos maiores recursos da localidade, conhecida como a terra dos burros, dado o elevado número de animais que ali existiam e auxiliavam na agricultura e no transporte de pessoas e bens, revelou Marco Figueira, da comissão organizadora.

Hoje é considerada “uma espécie em vias de extinção”, uma vez que “foram substituídos por tratores e por isso houve dificuldade em ter burros para a corrida e tivemos de alugá-los”.

A competição, inserida nos festejos de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Ferrel, consistia em dar voltas em redor da capela. Alguns participantes manifestaram grande à vontade em cima dos jumentos, mas outros não e até houve várias quedas aparatosas. Valeu a ajuda do público que foi dando um empurrão nos mais teimosos para colocá-los a andar, o que provocava grandes risadas na assistência.

O vencedor foi Carlos Oliveira, 55 anos, agricultor da vila. “Foi fácil ganhar. A maioria não sabe lidar com os burros, porque é preciso uma técnica para não cair. Andar em cima de um burro é diferente do que montar a cavalo. O burro assusta-se com o barulho das pessoas e foge mais”, indicou.

Mulheres participam

Tânia Neves, de 25 anos, residente na vila e funcionária pública, foi uma das duas concorrentes do sexo feminino. É o quinto ano que concorre e contou que “participo para não deixar morrer a tradição”. “Cada vez há mais jovens a correr. É uma completa diversão e vou continuar no próximo ano”, declarou.

25 euros por burro

Quem levasse um burro para a competição recebia 25 euros. Se tivesse de alugá-lo, pagava esse valor à comissão de festas. Apenas três concorrentes participaram com os seus próprios burros. Nas t-shirts que vestiam, os participantes promoviam praias ou pontos de surf do concelho de Peniche.

Carne é prémio

O primeiro lugar recebeu carne no valor de vinte euros, cinquenta euros em dinheiro e troféus. Em anteriores competições eram entregues rações para os burros, mas deixou de fazer sentido quando os concorrentes deixar levar os animais e passaram a alugá-los na festa.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

ESTM celebrou protocolo com Niterói

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) celebrou um protocolo de cooperação com a prefeitura de Niterói (Brasil) para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em torno da economia azul.

Protocolo ESTM IPLeiria Prefeitura de Niteroi 01

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe