Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
EDITORIAL

Mais 4 mil milhões da Troika

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A quarta revisão do programa de assistência a Portugal foi positiva e a troika aprovou a transferência de mais uma tranche de quatro mil milhões de euros. Como meninos bem comportados, nós, os portuguesinhos lá fomos cumprindo tudo o que nos exigiram e, de fatura em fatura, lá fomos fazendo o que as doutas cabeças pensadoras da Europa nos foram recomendando.

Como poderemos nós sair desta crise, se cada vez estamos mais endividados? Há cada vez mais famílias desempregadas a depender da ajuda do Estado. O desemprego aumenta. O poder de compra diminui. Se os que ainda mantêm o seu emprego não sabem como esticar o dinheiro até ao fim do mês, pois não é elástico, como pode haver animação da economia?

De tão asfixiadas, as nossas finanças já lá não vão com animação, mas só com reanimação. Débil, a nossa economia vai tomando “remédios” para mascarar os sintomas, mas nem os “doutores” da Troika conseguem encontrar uma cura para a doença.

Se já tínhamos uma dívida grande, cada vez que nos reforçam a ajuda, ainda ficamos a dever mais… Apesar de mais cumpridores do que os gregos, será que vamos conseguir sair desta situação. A linha de crescimento do desemprego é acompanhada pela linha de crescimento da insegurança. A crise é mãe dos tumultos e das convulsões sociais e, apesar dos nossos brandos costumes, como diz o velho ditado: casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

A diferença injustificável

Segundo o “Barómetro do Diferencial Remuneratório entre Homens e Mulheres” (DRHM), em Portugal, a diferença tem-se agravando em desfavor das mulheres, nas faixas etárias mais elevadas e no nível de escolaridade superior. Este estudo foi elaborado pelo “Observatório Género, Trabalho e Poder”, recém-criado pelo ISEG — Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa —, dirigido pela investigadora Sara Falcão Casaca.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo