Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
EDITORIAL

O DESEMPREGO NÃO É UMA OPORTUNIDADE

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Perante o aumento brutal do desemprego, o 1º ministro afirmou: “despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma, tem de representar também uma oportunidade para mudar de vida” Bem mais sensata foi a opinião do ministro da economia, Vitor Gaspar, ao declarar que o desemprego “é uma tragédia”.

Claro que face ao aumento diário dessa chaga social as afirmações de Passos Coelho são incompreensíveis. Não se trata de um problema de estigma mas de sobrevivência.

Na maioria dos casos, quem está desempregado deixa de ter meios para fazer face às múltiplas despesas diárias – casa, água, electricidade, gaz, alimentação, saúde, etc, etc.

Para além do sofrimento pessoal que o desemprego origina, ao desperdiçar-se força de trabalho a economia fica mais fragilizada e a segurança social afunda-se, o que compromete a sustentabilidade do sistema, logo o pagamento das reformas.

Em contraponto às declarações do 1º ministro a troika, na última avaliação que fez ao país, mostrou-se preocupada e até surpreendida, com um tão elevado número de desempregados em Portugal.

Ora, a confirmar-se as previsões que apontam no sentido do aumento progressivo da taxa de desemprego, avizinham-se dias cada vez mais difíceis para os portugueses, uma demonstração clara do fracasso das medidas de austeridade que apenas tem conduzido ao empobrecimento geral da população.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

A diferença injustificável

Segundo o “Barómetro do Diferencial Remuneratório entre Homens e Mulheres” (DRHM), em Portugal, a diferença tem-se agravando em desfavor das mulheres, nas faixas etárias mais elevadas e no nível de escolaridade superior. Este estudo foi elaborado pelo “Observatório Género, Trabalho e Poder”, recém-criado pelo ISEG — Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa —, dirigido pela investigadora Sara Falcão Casaca.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo