Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
EDITORIAL

O DESEMPREGO NÃO É UMA OPORTUNIDADE

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Perante o aumento brutal do desemprego, o 1º ministro afirmou: “despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma, tem de representar também uma oportunidade para mudar de vida” Bem mais sensata foi a opinião do ministro da economia, Vitor Gaspar, ao declarar que o desemprego “é uma tragédia”.

Claro que face ao aumento diário dessa chaga social as afirmações de Passos Coelho são incompreensíveis. Não se trata de um problema de estigma mas de sobrevivência.

Na maioria dos casos, quem está desempregado deixa de ter meios para fazer face às múltiplas despesas diárias – casa, água, electricidade, gaz, alimentação, saúde, etc, etc.

Para além do sofrimento pessoal que o desemprego origina, ao desperdiçar-se força de trabalho a economia fica mais fragilizada e a segurança social afunda-se, o que compromete a sustentabilidade do sistema, logo o pagamento das reformas.

Em contraponto às declarações do 1º ministro a troika, na última avaliação que fez ao país, mostrou-se preocupada e até surpreendida, com um tão elevado número de desempregados em Portugal.

Ora, a confirmar-se as previsões que apontam no sentido do aumento progressivo da taxa de desemprego, avizinham-se dias cada vez mais difíceis para os portugueses, uma demonstração clara do fracasso das medidas de austeridade que apenas tem conduzido ao empobrecimento geral da população.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Teatro da Rainha encerra temporada

O Teatro da Rainha vai encerrar a temporada de 2024 no dia 14 de novembro, às 15h00, na Sala-Estúdio, com o colóquio "Teatro, Espaço Vazio e Democracia", dedicado ao tema "Novas Dramaturgias: o processo de 4 autores à procura de voz".

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 13 de dezembro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Casamento e divórcio", com Catarina Fernandes.

“Óbidos + Saúde” tenta combater falta de médicos

Com 82% da população ainda sem médico de família, o Município de Óbidos prepara-se para estender o “Óbidos + Saúde” para 2025, na sequência da forte adesão ao plano lançado no início do ano e que surge em complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, o concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde, que foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5931 cidadãos recenseados em Óbidos.

saude