Q

Previsão do tempo

7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
EDITORIAL

O DESEMPREGO NÃO É UMA OPORTUNIDADE

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Perante o aumento brutal do desemprego, o 1º ministro afirmou: “despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma, tem de representar também uma oportunidade para mudar de vida” Bem mais sensata foi a opinião do ministro da economia, Vitor Gaspar, ao declarar que o desemprego “é uma tragédia”.

Claro que face ao aumento diário dessa chaga social as afirmações de Passos Coelho são incompreensíveis. Não se trata de um problema de estigma mas de sobrevivência.

Na maioria dos casos, quem está desempregado deixa de ter meios para fazer face às múltiplas despesas diárias – casa, água, electricidade, gaz, alimentação, saúde, etc, etc.

Para além do sofrimento pessoal que o desemprego origina, ao desperdiçar-se força de trabalho a economia fica mais fragilizada e a segurança social afunda-se, o que compromete a sustentabilidade do sistema, logo o pagamento das reformas.

Em contraponto às declarações do 1º ministro a troika, na última avaliação que fez ao país, mostrou-se preocupada e até surpreendida, com um tão elevado número de desempregados em Portugal.

Ora, a confirmar-se as previsões que apontam no sentido do aumento progressivo da taxa de desemprego, avizinham-se dias cada vez mais difíceis para os portugueses, uma demonstração clara do fracasso das medidas de austeridade que apenas tem conduzido ao empobrecimento geral da população.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu

Cercina reforça respostas sociais

A Cercina – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, reunida em assembleia geral no dia 29 de dezembro, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.

Eventos com alunos da ESAD.CR

“Descaminho” é o título de uma mostra de performance a ser apresentada nos dias 13 e 14 de janeiro, entre as 20h e as 24h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.