Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
13° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
13° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C

Bairro Senhora da Luz acolhe o canto do Akathistos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A comunidade do Bairro Senhora da Luz da Paróquia Santa Maria de Óbidos acolheu uma celebração litúrgica com o canto do Akathistos, um hino de louvor à Mãe de Deus entoado com o auxílio do Coro paroquial da Amoreira, no dia 30 de dezembro. O Akathistos, comum a todos os cristãos de rito bizantino, teve […]
Bairro Senhora da Luz acolhe o canto do Akathistos

A comunidade do Bairro Senhora da Luz da Paróquia Santa Maria de Óbidos acolheu uma celebração litúrgica com o canto do Akathistos, um hino de louvor à Mãe de Deus entoado com o auxílio do Coro paroquial da Amoreira, no dia 30 de dezembro. O Akathistos, comum a todos os cristãos de rito bizantino, teve a sua origem na Igreja Oriental e é acolhido igualmente pela Igreja Católica como seu património vivo. Este hino, existente há quinze séculos com designação grega, significa «cantado de pé», pois os louvores do ministério que acontece em Maria são cantados nesta posição do princípio ao fim. “Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parúsia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja”, explicou o diácono David Palatino, natural desta localidade do concelho de Óbidos. Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia, o Akathistos apresenta em forma de síntese orante, “tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria, em declarações do magistério e no consenso universal da fé”, sublinhou o diácono recentemente ordenado por D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa. Neste sentido, visto que a aldeia do Bairro vivia as festividades em honra de Nossa Senhora da Luz, e em vésperas da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1 de janeiro), os responsáveis desta comunidade paroquial consideraram que a oração estaria em consonância com o ambiente festivo desta altura. A celebração colheu o agrado das cerca de 60 pessoas presentes, “agradecidas à Virgem Mãe pelo ano que findava e espantadas com a beleza desta composição mariana, que não pode deixar de nos fazer ‘tocar’ o mistério que se fez carne no seio de Maria”, revelou o diácono David Palatino. João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homenagem à água no Hospital Termal

"Pela água é que vamos" foi um momento de homenagem à água, fonte da vida, promovido pelo Município das Caldas da Rainha no dia 29 de abril, no Hospital Termal, com interpretação de Inês Fouto, acompanhada pelo músico Joaquim António Silva e pela flautista Cristina Louro.

ines

AD Óbidos e Catarinense empatam

A AD Óbidos recebeu o Catarinense a contar para a última jornada do campeonato distrital de futsal no escalão de infantis, tendo empatado a quatro bolas.

infantis

Unidade Local de Saúde do Oeste melhora processo cirúrgico

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) encontra-se em processo de certificação de um programa inovador que tem impacto em todas as fases do processo cirúrgico, desde a preparação pré-operatória até ao período pós-alta, com o objetivo de otimizar a recuperação, reduzir o tempo de internamento hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

cirurgia