Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C

Ministro da Justiça inaugurou posto de atendimento gratuito nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ministro da Justiça, Alberto Costa, inaugurou nas Caldas da Rainha, na passada segunda-feira, um posto de atendimento gratuito que vai esclarecer as dúvidas jurídicas dos cidadãos e encaminhá-los para os serviços adequados, num sistema que vai funcionar em rede e com recurso a vídeo chamada. O “serviço de informação e apoio ao cidadão”, designado […]
Ministro da Justiça inaugurou posto de atendimento gratuito nas Caldas

O ministro da Justiça, Alberto Costa, inaugurou nas Caldas da Rainha, na passada segunda-feira, um posto de atendimento gratuito que vai esclarecer as dúvidas jurídicas dos cidadãos e encaminhá-los para os serviços adequados, num sistema que vai funcionar em rede e com recurso a vídeo chamada. O “serviço de informação e apoio ao cidadão”, designado “Infojus” e assegurado sobretudo por advogados estagiários, foi instalado provisoriamente no rés-do-chão do edifício da Câmara Municipal, mas passará para o átrio do Tribunal local quando terminarem obras de remodelação. Foram também criados pontos de acesso junto dos serviços de atendimento ao público nos Municípios do Círculo Judicial das Caldas da Rainha – Bombarral, Óbidos, Peniche e Rio Maior. “As pessoas precisam de ser orientadas, sob pena de não irem bater às portas certas, o que é a resposta da burocracia tradicional. O que se pretende é que as pessoas sejam esclarecidas sobre as vias que o Direito lhes oferece e fossem encaminhadas para a resolução dos seus problemas”, afirmou Alberto Costa. A medida, segundo o membro do Governo, poderá também desmistificar a ideia de que “todos os conflitos tenham de ser resolvidos em Tribunal, ilusão que criou o drama das pendências nos tribunais”. Deste modo, as soluções possíveis para cada caso são transmitidas aos utentes do serviço, que é pioneiro no país. “É uma fórmula que tem grande potencial para orientar os caminhos no complexo mundo do Direito”, considerou Alberto Costa, sustentando que “precisamos de criar canais que restaurem confiança e que atenuem a ideia de distância foi criada em torno do funcionamento dos tribunais”. O Infojus, que resulta de um protocolo assinado entre o Ministério da Justiça, a Ordem dos Advogados, os cinco municípios do Círculo Judicial das Caldas da Rainha, a Associação Forense do Oeste, a Concórdia – Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos e o IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal, funcionará todos os dias úteis, das 10.00 às 17.00 horas. Caldas sede da Circunscrição Judicial do Oeste O ministro anunciou que na revisão do mapa judiciário que a Assembleia da República aprovou na generalidade, será conferida centralidade às Caldas da Rainha, no âmbito da futura Circunscrição Judicial do Oeste, pois acolherá a sede do Juiz Presidente. O presidente da Câmara das Caldas, Fernando Costa, aproveitou para recordar a disponibilidade da autarquia para ceder um terreno para a construção de um edifício para o Tribunal de Trabalho, que funciona num prédio habitacional exíguo no centro da cidade. O ministro disse que a solução de arrendamento, que em tempos foi adaptada, vai ser novamente explorada. O Ministério da Justiça vai analisar as ofertas no mercado imobiliário “que permitam melhorar a instalação desse Tribunal”. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rota1

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.