No âmbito deste projeto, as farmácias comunitárias da região já recolheram dados de mais de 1.800 utentes com sintomatologia de infeção respiratória, tendo apoiado a realização e o registo do resultado de mais de 300 testes rápidos de vírus respiratórios. Esta recolha sistemática de informação permite acompanhar de forma próxima e representativa a circulação de vírus respiratórios na comunidade, no âmbito do projeto.
A iniciativa faz a avaliação da carga de doença na comunidade para a gestão dos serviços de saúde numa época tradicionalmente marcada por elevada procura por parte da população e consequente saturação da capacidade assistencial. Ao mesmo tempo, permite a abordagem atempada e qualificada de casos ligeiros de infeção respiratória na comunidade, contribuindo para a adequada utilização dos serviços de urgência e para a concentração dos recursos assistenciais nos casos de maior gravidade.
Mais de 70% das farmácias da região participam ativamente no projeto, abrangendo os concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.










