O evento foi organizado pela Portugal Dance Academy, em conjunto com a Associação de Dança das Caldas da Rainha, e esta é já a quarta edição que o Pavilhão Rainha Dona Leonor acolhe. Rita Silva, integrante da direção da Associação, relatou que todas as escolas de dança do país associadas à Portugal Dance Academy “organizam uma competição anualmente”, sendo que a edição das Caldas da Rainha foi a primeira este ano de muitas espalhadas pelo país.
Rita Silva explicou ao JORNAL DAS CALDAS que “há dez estilos de dança” na competição, “cinco clássicos e cinco latinos”, e quarenta e uma seções, todas elas avaliadas por um júri composto por Vanessa Varela, Angélique Pires, Cristina Carvalho, Joana Santos e Daniel Juvet, sendo este último internacional da Suíça.
Deste dia de competição intensa resultaram muitos vencedores, dos quais a Associação de Dança das Caldas da Rainha destacou Eliane Ribeiro e Jacob Houghton, que representaram a escola caldense RiSa Dance School e conquistaram o primeiro lugar em Junior Beginner Latinas, Beatriz Ventura, da mesma escola, que alcançou o primeiro lugar em Solos Adultos Open Latinas e Solos PDA Open Over 16 Latinas, e também Ricardo Coelho e Patrícia Peitz, que foram premiados com o primeiro lugar em Adulto Open Amadores Latinas.
A meio da tarde teve lugar a Gala PDA, uma iniciativa que contou com a participação dos atletas que alcançaram as melhores classificações na competição do ano passado. Depois realizou-se o desfile de todos os participantes, reunindo em pista atletas de várias idades e escalões.
A animar musicalmente a competição esteve o DJ Greg Dewet, presença habitual no prestigiado Blackpool Dance Festival, em Inglaterra, considerado uma das mais emblemáticas e exigentes competições mundiais de danças de salão.
Depois da etapa inaugural nas Caldas da Rainha, o circuito prossegue no próximo mês, com a realização de nova competição em Santarém, dando continuidade ao calendário nacional da Portugal Dance Academy para 2026.








