Tem como missão “promover, valorizar e divulgar o artesanato enquanto expressão cultural, artística e identitária, entendendo a arte e o fazer artesanal como formas de expressão, comunicação e reflexão, capazes de estabelecer um diálogo com a comunidade e com a sociedade em geral”.
A ação assenta na promoção de atividades que incentivem o conhecimento, a partilha e a difusão do património artesanal, bem como a criação de oportunidades de divulgação e comercialização dos produtos dos associados, através da participação em feiras, mercados, exposições e outras iniciativas culturais.
A associação reúne artesãos de diferentes origens culturais, estilos e percursos, e orienta a sua atividade por princípios de sustentabilidade, promovendo práticas conscientes, a valorização do trabalho artesanal e a criação de impacto positivo na comunidade.
Pretende afirmar-se como uma referência não apenas a nível local e regional, mas também a nível nacional e internacional, através do reforço da sua presença em redes culturais, feiras, projetos de cooperação, promovendo o artesanato português além-fronteiras.
Para concretizar estes objetivos, aposta no fortalecimento de parcerias com diversas entidades públicas e privadas, instituições culturais, educativas e sociais.
Durante este ano procura realizar, de 28 de março a 26 de abril, no Espaço Turismo, a exposição coletiva “Raízes”, com o objetivo de promover a multiculturalidade e o diálogo cultural através do artesanato, dando a conhecer o trabalho dos artesãos da associação.
De 29 de abril a 3 de maio estará na FIAPE – Feira de Artesanato de Estremoz para divulgar, promover e comercializar o artesanato dos associados, reforçando a visibilidade da associação e projetando o nome da cidade a nível nacional.
Nos dias 15, 16 e 17 de maio participará em “A Paródia” – Feira Nacional de Artesanato de Caldas da Rainha, na Expoeste.
No dia 16 de maio promoverá o Artesanato na Praça, 5ª edição, com o trabalho ao vivo de artesãos nacionais na Praça da Fruta.
De 27 de junho a 5 de julho estará na FIA – Feira Internacional de Artesanato, na FIL – Lisboa, e de 25 de julho a 9 de agosto na 48ª Feira de Artesanato de Vila do Conde.
De 1 a 16 de agosto será a vez de Artesanato na Casa dos Barcos, no Parque D.Carlos I, nas Caldas da Rainha, e no dia 19 de setembro de Artesanato na Praça, 6ª edição.
De 1 a 25 novembro estará na Exposição “Sapato Vermelho”, movimento contra a violência sobre as mulheres, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, e de 21 de novembro a 23 de dezembro organiza o Artesanato na Capela – mercado de natal na Capela de São Sebastião, nas Caldas da Rainha.










