A prova foi organizada pela secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, os responsáveis pela secção de voleibol, Jorge Sousa e Marco Jesus, sublinharam que Óbidos se tem tornado um destino cada vez mais procurado para a realização de torneios, não só pela qualidade das condições desportivas, mas também “pelo património histórico, pela gastronomia, pela oferta cultural e pela forte atratividade turística da vila, onde não falta a tradicional ginja”.
As bancadas do pavilhão estiveram praticamente sempre cheias, com familiares e amigos dos atletas, adeptos da modalidade e também turistas que se encontravam na região e aproveitaram para assistir aos jogos.
Ao longo do dia realizaram-se 60 partidas, num evento que começou às 9h00 e terminou por volta das 21h15.
O torneio foi disputado em três vertentes distintas (feminina, masculina e mista), cada uma com oito equipas.
Na vertente mista, foi obrigatória a presença mínima de duas atletas femininas em campo. A altura da rede foi fixada nos 2,35 metros para as competições masculina e mista e nos 2,24 metros para a vertente feminina.
Cada equipa realizou quatro jogos na fase inicial, apurando-se os quatro primeiros classificados de cada grupo para as meias-finais, jogos de atribuição do terceiro e quarto lugares e final.
Na competição feminina, a vitória sorriu à equipa As Últimas são as Primeiras, de Lisboa, seguida da New Gen, de Almada, e do O Seis Ideal, também de Lisboa.
No torneio misto, o primeiro lugar foi conquistado pela equipa Welcome All, do Nepal, com os Lisbonners, de Lisboa, e o Sport Clube Conimbricense, de Coimbra, a completarem o pódio.
Já na vertente masculina, o triunfo coube a Os Últimos são os Primeiros, de Lisboa, com o Welcome All/Zambujeira, do Nepal, em segundo lugar, e os Bratugas, de Almada, na terceira posição.
Apesar da elevada adesão, várias equipas ficaram de fora, o que, segundo a organização, demonstra o crescente interesse por este tipo de eventos em Óbidos e o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela secção de voleibol.
Os responsáveis assumem que esta procura aumenta a exigência e a ambição para futuras edições, nomeadamente ao nível das condições oferecidas aos atletas.
A secção de voleibol deixou ainda um agradecimento aos funcionários municipais, aos atletas que treinam regularmente no clube e às suas famílias, bem como aos participantes que colaboraram nas mesas de jogo e nas arbitragens, considerando que o envolvimento de todos foi determinante para o sucesso de mais uma edição do Torneio de Voleibol do Natal.










