Com 26 anos de história, esta é uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia, que tem como objetivo sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras.
Uma das atividades é um passeio comentado por cinco séculos de azulejo. Realiza-se no dia 20, pelas 14h30, sendo o ponto de encontro a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo. Será conduzido pela Azulejaria Sá Nogueira, de A-dos-Francos, que se dedica à investigação, preservação e valorização da azulejaria histórica portuguesa.
Ao longo do percurso, três paragens destacarão diferentes expressões desta tradição — azulejo de aresta, de padrão e de relevo.
Haverá um circuito noturno, pelas 21h00, com ponto de encontro no Espaço Turismo das Caldas da Rainha. Conduzido pelo arquiteto Alexandre Neto, os participantes são convidados a descobrir como a luz se cruza com a arquitetura e contribui para valorizar o património urbano. Ao longo do percurso, serão explorados exemplos emblemáticos nas Caldas da Rainha, que vão desde o Parque D. Carlos I à fachada da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, passando pela Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e pelo Chafariz das Cinco Bicas.
Alexandre Neto é designer de iluminação com mais de 15 anos de experiência, especializado em espaços públicos, património e museologia, privilegiando soluções criativas e eficientes.
No dia 21, pelas 11h00, haverá uma visita guiada a partir do livro “Este Nosso Bairro”. O ponto de encontro será o Largo Rainha D. Leonor.
Ao longo desta visita, edifícios, praças e esquinas ganham voz: cada lugar surge como fragmento de uma identidade coletiva, carregado de significados e memórias que vão muito além do seu valor arquitetónico. Entrelaçam-se estórias, episódios históricos e detalhes do quotidiano, revelando a cidade em toda a sua riqueza humana e cultural.
Sofia Bandeira Duarte, doutorada em Estudos de Literatura e de Cultura pela Faculdade de Letras de Lisboa e mestre em História da Arte em Portugal pela Faculdade de Letras do Porto, é também autora dos textos do livro que servirá de guião para esta visita por ela orientada.
Em todos os casos a organização, a cargo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, pede aos participantes para se inscreverem previamente. Todas as atividades são gratuitas.








