De visita a diversas empresas na região oeste, José Manuel Fernandes esteve na passada quinta-feira na exploração da Anthirium4You, na Quinta do Pedegral, no Sobral da Lagoa, responsável por 80% da produção de antúrio na Península Ibérica e que registou prejuízos a rondar os 190 mil euros.
O membro do governo manifestou ainda disponibilidade para encontrar formas de apoiar os produtores afetados, em conjunto com a União Europeia, para “conseguir ter seguros a preços mais acessíveis e adequados” para os produtores.
O presidente do Município de Óbidos manifestou-se “solidário” para com as empresas agrícolas afetadas pelo mau tempo e fez questão de agradecer “o olhar atento” do ministro. “Este sentido de proximidade para com os produtores afetados é revelador da sensibilidade do governo para um setor tantas vezes desvalorizado e que é absolutamente vital para o futuro de um país que se quer sustentável e amigo do ambiente”, declarou Filipe Daniel.
Com duas décadas e meia de atividade no concelho de Óbidos, a Anthirium4You produz cerca de 500 mil flores de antúrio por ano, em mais de 40 cores, destinadas a mercados externos, como Espanha, França, Bélgica e Alemanha. A empresa tem uma área instalada de 39 mil metros quadrados de estufas e está a desenvolver um projeto de alargamento de mais 11 mil metros quadrados. Emprega uma equipa de 12 pessoas e é a única exploração no país com iluminação artificial, com o intuito de recriar o clima da Amazónia, região onde os antúrios se desenvolvem de forma natural.
0 Comentários