Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 17° C
17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 17° C

Julgamento de suspeito de incêndios no Cadaval duas vezes adiado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O julgamento de um homem de 31 anos acusado de 14 crimes de incêndio no verão passado, quase todos no concelho do Cadaval, já teve dois adiamentos e ainda não começou, depois do início ter sido agendado para 20 de junho, estando remarcado para 4 de julho.
Os fogos consumiram sete hectares e não foram mais devido à intervenção de bombeiros e populares

O julgamento de um homem de 31 anos acusado de 14 crimes de incêndio no verão passado, quase todos no concelho do Cadaval, já teve dois adiamentos e ainda não começou, depois do início ter sido agendado para 20 de junho, estando remarcado para 4 de julho.

É no Tribunal de Loures onde vão decorrer as sessões de julgamento. A primeira tentativa para o início teve de ser adiada devido à renúncia do advogado de defesa. O Tribunal designou um novo advogado, que pediu à juíza responsável para se inteirar do processo, por não conhecer o teor do que está em causa.

Na segunda tentativa, uma semana depois, havia greve dos guardas prisionais e o arguido não pôde ser transportado desde o Estabelecimento Prisional de Lisboa, onde cumpre prisão preventiva.

Segundo a agência Lusa, questionado pela magistrada sobre se aceitava ser julgado por videoconferência, rejeitou essa possibilidade e comunicou que pretende ser julgado presencialmente, como é seu direito.

Em ambos os casos foram dispensadas as testemunhas arroladas pela defesa, que voltam a ser convocadas para a sessão agora marcada para 4 de julho, às 13h30.

O homem, trabalhador da construção civil, é acusado pelo Ministério Público (MP) de atear os fogos rurais por motivos fúteis nas deslocações entre os locais de residência, no Cercal, e de trabalho, em Alguber, no concelho do Cadaval.

Os incêndios de que está acusado foram ateados nos dias 26 de julho de 2023 em Outeiro da Cabeça (Torres Vedras), 27 e 28 de julho no Peral (Cadaval), 31 de julho em Figueiros e Alguber (Cadaval), 4 de agosto em Alguber, 5 de agosto num eucaliptal junto à Estrada Nacional 366, no Cadaval, 7 de agosto em Casal Caniço e Cercal (Cadaval), 11 e 12 de agosto na Sobrena (Cadaval) e 16 de agosto em Alguber.

O MP não conseguiu provas de que o arguido foi o autor de outros dois incêndios, em que arderam 402 hectares: em 12 de julho, na Espinheira (Cadaval), que só foi dominado ao fim de nove horas de combate, tendo envolvido mais de meio milhar de bombeiros, centena e meia de veículos e 13 meios aéreos; e em 3 de agosto, na Póvoa (Cadaval), que envolveu 146 operacionais, 44 veículos e seis meios aéreos.

Sem antecedentes criminais, o arguido planeou os fogos e utilizou artefatos preparados para retardarem a ignição, de modo a que quando o incêndio deflagrasse já não se encontraria nos locais afetados.

“Os incêndios provocados pelo arguido colocaram em perigo mato, armazéns e habitações próximas”, descreve o MP.

Os fogos consumiram uma área total de sete hectares, correspondentes em alguns casos a povoamento florestal. A dimensão não foi maior devido à intervenção de bombeiros e populares.

O indivíduo está ainda acusado de 11 crimes de condução sem habilitação legal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

apreensao

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  '74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)' vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

arte

Ministra na inauguração da Loja de Cidadão

É inaugurada no dia 27 de novembro, pelas 15h00, a Loja de Cidadão do Bombarral, com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.