Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 23° C
17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 24° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 27° C

Banda Comércio e Indústria apresenta “Uma Harmónica na Banda”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O harmonicista (músico que toca harmónica) Gonçalo Sousa foi convidado pela Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha (BCI) para ser o solista do concerto que vai realizar no dia 29 de junho, a partir das 21h30, no Parque D. Carlos I.

O harmonicista (músico que toca harmónica) Gonçalo Sousa foi convidado pela Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha (BCI) para ser o solista do concerto que vai realizar no dia 29 de junho, a partir das 21h30, no Parque D. Carlos I.

O concerto faz parte da programação do “Bandas no Parque”, uma iniciativa da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

Esta iniciativa vai decorrer nos próximos cinco sábados, com a participação de todas as bandas no concelho. A 6 de julho atua a Banda da Sociedade Filarmónica de Alvorninha, no dia 13 a Banda da Sociedade Filarmónica Catarinense, no dia 20 a Orquestra Ligeira Monte Olivetti e no dia 27 a Banda da Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos.

No próximo sábado a BCI apresenta “um concerto inédito e penso de grande interesse cultural, dado termos um solista super conceituado e um repertório bastante eclético”, revelou Adelino Mota.

O maestro da BCI explicou que “trazer uma harmónica como solista para uma filarmónica não é propriamente muito comum, embora a BCI já há alguns anos o tenha feito com Raúl Mendes, conceituado harmonicista do nosso concelho”.

A sonoridade brilhante e as capacidades quase imprevisíveis deste pequeno instrumento, “aliadas ao virtuosismo do solista convidado, são surpreendentes e as opções de repertório tornam-se quase infindáveis”.

Nas diferentes áreas da música, desde a dita música clássica até à música de caráter mais comercial, existem peças onde sobressai o som deste fantástico instrumento.

Isso vai permitir a interpretação de um repertório eclético que aborda diferentes estilos, sonoridades, épocas e ritmos.

No programa há referência a vários intérpretes e compositores históricos deste instrumento.

O concerto terá ainda a cantora convidada Matilde Vitorino, estudante de canto jazz no Conservatório de Coimbra, para recriar conjuntamente com o harmonicista a célebre canção Chega de Saudade, recordando a famosa gravação do “Toots” Thielemans.

Gonçalo Sousa é um músico e compositor que elegeu como veículo de sua expressão musical a harmónica cromática. Iniciou os estudos musicais no Centro Musical de Cascais estudando guitarra clássica e formação musical.

Frequentou a Escola de Jazz Luís Villas-Boas Hot Clube de Portugal, onde estudou guitarra e piano jazz, e paralelamente guitarra portuguesa na Escola do Museu do Fado.

Em 2018 licenciou-se em Música – variante jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa. Encontra-se, de momento, a frequentar o Mestrado em Ensino da Música também na Escola Superior de Música de Lisboa.

Nos últimos três anos gravou cinco discos como líder: em 2019 com o seu quinteto de jazz “Nova Construção” – (apoio Antena 2). Em 2020 com o pianista e compositor Carlos Garcia gravou o disco em duo piano e harmónica “Monks na Meia Praia”, em 2021 “Ecos de Zeca” (em homenagem a Zeca Afonso) e em 2024 “Sicilienne”. Em 2022 gravou ao vivo no Hot Clube de Portugal o disco “Gonçalo Sousa Quarteto – Um Sorriso para o Toots” (homenagem a Toots Thielemans pelo seu centenário) para a label Hot Clube.

Tem participado em diversos festivais e nos principais palcos da cena jazz em Portugal, assim como em álbuns que vão desde o jazz, ao fado, à música cabo verdiana, ao pop ou worldmusic,

Lidera vários projetos musicais e participa noutros, mas também se tem apresentado como solista (repertório erudito escrito para orquestra) com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Em 2024 tem na agenda concertos com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), Sinfonietta de Braga e Orquestra Sinfónica do Algarve.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mural da Revolução na escola do Avenal

Foi inaugurado na última semana de aulas deste ano letivo, na Escola Básica do Avenal, pertencente ao Agrupamento D. João II das Caldas da Rainha, um mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril.

mural

Pimpões no pódio do Meeting Inter-Regional do Especialista

Nos passados dias 15 e 16 de junho, o Complexo de Piscinas de Rio Maior foi palco do Meeting Inter-Regional do Especialista, tendo estado presente Os Pimpões com a sua equipa de infantis, composta por Maria Assunção, Guilherme Cabral, Vasco Lemos, Inês Martins, Júlia Pinheiro, Guilherme Rebelo, Gabriel Varela e Laura Varela.

especialista

17 nadadores dos Pimpões no Campeonato Distrital de Clubes

A Piscina Municipal de Óbidos foi palco do Campeonato Distrital de Clubes, que decorreu nos dias 15 e 16 de junho, tendo estado presentes 190 atletas em representação de 12 equipas. Os Pimpões fez-se representar com as suas equipas de absolutos, feminina e masculina, no total de 17 nadadores.

clubes