Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C

Livro “A Primavera chegou” convida a defender o ambiente

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 7 realizou-se na ilha do Lago do Parque D. Carlos I o lançamento do livro infantil "A Primavera chegou", fruto da colaboração entre a Sementes Vivas e a autora Sandra Custódio, com ilustrações de Mara Silva.
A autora, Sandra Custódio

No passado dia 7 realizou-se na ilha do Lago do Parque D. Carlos I o lançamento do livro infantil “A Primavera chegou”, fruto da colaboração entre a Sementes Vivas e a autora Sandra Custódio, com ilustrações de Mara Silva.

É uma história que partilha valores de sustentabilidade e proteção da natureza. Conta a história da Beea, uma abelha que embarca numa emocionante jornada para salvar a natureza quando percebe que as plantas estão a perder cor e as abelhas da sua colmeia estão a adoecer. Com a ajuda dos amigos e uma poção mágica que inclui ingredientes como Reciclar, Reutilizar e Respeitar, Beea e a sua equipa lutam para trazer a primavera de volta.

Esta é uma narrativa educativa e inspiradora sobre a importância dos polinizadores, da preservação ambiental e da solidariedade  

No final da história, há uma surpresa – uma saqueta de sementes de facélia, para ajudar a Beea a semear um futuro mais colorido. A facélia é uma flor que produz uma grande quantidade de néctar e pólen para as abelhas.

Estas sementes são produzidas pela Sementes Vivas, empresa dedicada à produção de uma forma sustentável, promovendo a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas.

“Estas sementes com alma representam para mim ‘o semear de um mundo novo’, um mundo mais sustentável, harmonioso, compassivo, saudável, unido e feliz. Esta parceria torna o meu livro ainda mais especial”, referiu Sandra Custódio.

“Eu acredito que juntos podemos semear um mundo mais consciente e mais responsável. ‘A poção mágica está nas nossas mãos’, vamos partilhá-la com o mundo”, manifestou a autora.

Segundo apontou, “os livros infantis são sementes de valores, são pontes para mundos mágicos que nos fazem sonhar e são companheiros que têm sempre uma palavra amiga para nos animar”.

“Desde pequena que adoro ler, escrever e sonhar. Adorava ir para um pequeno bosque perto da minha casa. Depois da escola, era aí que brincava e me divertia observando a natureza e imaginando mil e uma histórias. As árvores, os animais e as plantas eram as personagens das minhas histórias e eu, a menina que entendia a sua linguagem e as protegia. O tempo passou, mas esta menina continua muito presente em mim. É na Natureza que encontro a minha própria natureza. É ela que alimenta o meu corpo e a minha alma. Tudo nela me inspira. Foi com base neste respeito pela natureza que escrevi este conto infantil”, relatou.

Esta história “faz-nos refletir sobre a possibilidade de um dia ‘A Primavera não chegar’”. “E se um dia as árvores deixarem de produzir frutos? E se os solos deixarem de ser férteis? E se as águas deixarem de nos hidratar? E se o ar deixar de nos oxigenar?”, questionou.

Sobre as ilustrações, elogiou o trabalho de Mara Silva: “Tem um grande respeito pela natureza e age, no seu dia a dia, em sintonia com os valores de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Era esta a energia que queria que “brilhasse” em cada ilustração do meu livro. É essa a energia que vocês vão sentir ao olharem cada ilustração”.

A autora sublinhou que foi o presidente da Junta de Freguesia de Alvorninha quem lhe lançou o desafio de escrever uma história infantil que apresentasse valores de sustentabilidade e de respeito pela natureza.

A União de Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e as Juntas de Freguesia de Alvorninha e Vidais apoiam o livro.

“A história certamente contribuirá para muitos meninos se tornem adultos com elevada consciência ambienta. O nosso planeta bem precisa”, manifestou José Henriques, autarca de Alvorninha.

“Poderíamos escrever uma imensidão de palavras sobre a dedicação da Sandra ao meio ambiente e à natureza. Mas a humildade e o amor serão por certo as palavras certas para descrever todo este projeto que a Sandra tanto se tem dedicado”, afirmou o presidente da Junta de Vidais, Rui Henriques.

As Juntas de Alvorninha e Vidais vão oferecer um livro a cada menino do Centro Escolar de Alvorninha por forma a “’semear” em cada um deles uma mensagem ambiental”. “É uma forma de retribuir e promover este projeto que tanto nos orgulha”, expressou.

“Esta é uma história infantil que partilha valores como a sustentabilidade e proteção da natureza e do meio ambiente, à qual a União de Freguesias, sendo uma Eco-Freguesia não podia ficar indiferente”, refere a União de Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

“Acreditamos que as preocupações ambientais devem ser transmitidas desde tenra idade e nada melhor que, uma bonita história, para consciencializar os mais novos e também os mais velhos. O planeta, esta nossa acolhedora casa no universo, precisa que cuidemos dela, porque caso contrário, um dia…”A Primavera pode não chegar”, comentou Pedro Brás, presidente da União de Freguesias.

Conceição Henriques, vereadora da Cultura da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, também esteve presente no lançamento do livro, elogiando a mensagem transmitida pela obra.

O livro tem 44 páginas e custa doze euros. Uma das formas de adquiri-lo é enviar um mail para livroaprimaverachegou@gmail.com.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Capitania recomenda distanciamento de tubarões azuis na Lagoa de Óbidos

A Capitania do Porto de Peniche emitiu um aviso a relatar o avistamento na Lagoa de Óbidos de dois exemplares da espécie tintureira/tubarão azul com cerca de dois metros de comprimento, alertando que “desconhecendo-se a sua eventual perigosidade para os humanos, sugere-se manter a devida distância de segurança”.

tintureiras

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas