Q

Previsão do tempo

24° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 18° C
24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
24° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Tratamentos no Hospital Termal das Caldas aumentaram em 2023

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os tratamentos no Hospital Termal das Caldas da Rainha aumentaram em 2023 e existe um “grande espaço para crescerem mais, tornando-se crucial a construção de um balneário novo, para dar ainda mais resposta ao nível dos tratamentos com a água mineral natural desta cidade”. A comparticipação do Estado para os tratamentos termais acaba por ser incentivo ao termalismo.
Banho imerso com água termal quente (foto Catarina Marcelino)

A Câmara das Caldas está a terminar um master plan para o futuro do termalismo na cidade, que está a ser concluído e será apresentado na Assembleia Municipal no mês de abril.

O documento, intitulado Plano de Intervenção Municipal para a Área Termal e Zona Envolvente, começou a ser elaborado em julho e dará as diretrizes para o balneário novo e modelo de gestão com uma abordagem integrada da área da saúde e bem-estar, aliada à sustentabilidade, à cultura, à mobilidade e urbanismo e ao turismo, tendo o termalismo e as artes, como elementos centrais da impressão digital do Concelho. O master plan adjudicado à empresa Bruno Soares Associados irá fornecer as ferramentas necessárias para as “decisões a serem tomadas nesta matéria”, disse Sara Oliveira, adjunta do presidente com o pelouro da saúde.

Depois de vários anos encerrado, com a abertura da ala sul do Hospital Termal em setembro de 2022, com tratamentos musculo-esqueléticos e de bem-estar, “em 2023 foi possível registar-se mais de 1200 termalistas, sendo que o maior número de serviços foi ao nível do termalismo terapêutico”.

“As Termas têm tido uma enorme procura, sobretudo de pessoas da região Oeste e da zona de Lisboa e ainda alguma população estrangeira”, referiu Sara Oliveira em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS.

termas 4
Sara Oliveira diz que o master plan vai ser apresentado em abril (foto Catarina Marcelino)
 

Quanto aos tratamentos mais solicitados são osda área da músculo-esquelética, os tratamentos como a hidromassagem, bertohlaix, e duche massagem. Houve ainda muitos aquistas a usufruir de tratamentos ao nível vias respiratórias, como a irrigação nasal, a nebulização nasal e a pulverização faríngea, entre outras.

A implementar no ano de 2024, consagra-se a aplicação de várias ações discriminadas no Master Plan do Complexo Termal, que “prevê o lançamento do projeto do novo balneário termal”.

Outro projeto para 2024 é, segundo esta responsável, a criação de uma campanha de promoção das Termas dirigida ao público juvenil e infantil, com a criação de um ambiente mais apelativo a esta faixa etária. “Nesta campanha será apresentada oficialmente a mascote das Termas de Caldas da Rainha e lançado um livro infantil ilustrado, contando a história da descoberta das águas termais pela Rainha Dona Leonor, através de um mundo de imaginação e fantasia”, contou.

Sara Oliveira considera importante sensibilizar outras gerações a procurarem as Termas, para diferentes “serviços no âmbito terapêutico e também ao nível do bem-estar”.

Outra novidade que iniciará brevemente é a “investigação das águas termais das Caldas feita em parceria com entidades competentes e universidades”. O intuito de difundir cada vez mais as vantagens das águas minerais naturais, designadamente das águas caldenses, que apresentam propriedades anti-inflamatórias, “torna essencial desenvolver investigação na vertente terapêutica, revelando assim a evidência científica das melhorias significativas nos termalistas que frequentam as Termas”, declarou.

Segundo fez notar, é preciso “reconhecer e valorizar o nosso passado e o legado que a Rainha nos deixou”. As Termas das Caldas apontam para a aposta necessária em “tratamentos diferenciadores e efetivamente para a construção de um novo balneário que permitirá o aumento substancial da capacidade para serem acolhidos novos aquistas”.

Tratamentos eficazes no alívio do stress

“Isto é maravilhoso”, disse ao JORNAL DAS CALDAS Olinda Silva, que reside em Santa Catariana e está a fazer tratamentos para problemas de coluna e alívio da dor cervical. “Não mexia a cervical com problemas graves que me impediam de dormir e com alguns tratamentos já noto a diferença”, contou.

Além dos benefícios físicos, um banho imerso com água termal quente pode proporcionar uma sensação de relaxamento e alívio do stress. Quem o diz é a caldense Célia Antunes, que depois de vários tratamentos incluindo o duche que associa jatos abundantes de água termal a uma massagem manual relaxante nas costas, “elimina a pressão e pensamentos e perceções que não bons para o equilíbrio da vida”. “Saio daqui com a sensação que fiz um reset à mente e sinto-me muito mais leve sem dores nas articulações”, relatou. 

As Termas das Caldas da Rainha têm à venda uma grande diversidade de produtos que são produzidos com a utilização de água mineral natural, nomeadamente sabonetes artesanais, cremes faciais e creme de corpo.

Os sabonetes têm aromas e ingredientes diferentes, concebidos com recurso a água termal, existindo o sabonete Rainha D. Leonor, o sabonete D. Carlos I, o sabonete Aromas da Praça, o sabonete Bordalo e o sabonete Orvalho do Mar. No que concerne a gama de cremes, destaca-se o Creme Real Rosto – Pelo Seca, Creme Rela Rosto – Pelo Normal Mista e Creme Real – Corpo.

Encontra-se também à venda nas Termas de Caldas da Rainha a “Tisana da Rainha”, criada pela Infusa.  

Atualmente, as Termas das Caldas oferecem a possibilidade de realizar tratamentos na área da músculo-esquelética e promovem também serviços de bem-estar, no Hospital Termal mais antigo do mundo, aliando uma história ímpar a tratamentos termais de excelência.

Têm uma oferta de serviços diferenciada, desde tratamentos e rituais spa termal (Hidromassagem, Duche Jato, Bertholaix, Estufa de Vapor Integral, Banhos Rituais, entre outros). Disponibilizam ainda programas termais (Real Termal Descoberta, Real Termal Purificante, Real Total Relax, Passeio Carlos & Leonor, entre outros). Existem também os programas termais para rosto (Real Termal Facial, Real Termal Facial Hidratação, Real Termal Facial – cuidado masculino, Personalizado a todo o tipo de pele, entre outros) e programas para corpo (Esfoliação, SPA Pernas Cansadas, entre outros). Na área das massagens existem tratamentos desenhados especificamente para mulheres grávidas, tais como Facial Pré-Mamã, Relax Pré-Mamã e Circulatório Pré Mama. Para além disso, as Termas possuem tratamentos ao nível das vias respiratórias, no edifício do Balneário Novo, no Largo Rainha Dona Leonor.

termas 2
Olinda Silva melhorou a dor cervical com os tratamentos (foto Bernardo Carvalho)
termas 3
– Duche vichy, um tratamento muito procurado (foto Catarina Marcelino)
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Trio detido por tráfico de droga

O Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR deteve três homens, com idades entre 25 e 35 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos do Bombarral e Caldas da Rainha.

trafico